23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioNacionalEFAPEL vai instalar laboratório de I&D no ISEC para inovar produtos

EFAPEL vai instalar laboratório de I&D no ISEC para inovar produtos

A parceria entre o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a EFAPEL será, segundo o seu presidente, “uma cooperação ‘ganha-ganha'”. Os investigadores do ISEC irão aumentar

A EFAPEL – exportadora de produtos para telecomunicações, instalações elétricas e som ambiente –vai estabelecer um laboratório no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC onde irá, em conjunto com alunos e docentes, desenvolver projetos de investigação e equipamentos de produção para a empresa.

Como duas entidades assinam um protocolo de cooperação que contempla também a formação de estudantes em contexto industrial, potencialndo a qualidade dos serviços prestados pela EFAPEL através de investigação aplicada.

Durante a assinatura do protocolo

A EFAPEL é o maior fabricante português de aparelhagem elétrica de baixa tensão, sediada em Serpins, Lousã.

Desde 2015 conta com uma empresa em Espanha, instalada em Vigo, e abriu em 2018 uma subsidiária em França, com sede em Saint-Germain-en-Laye, nas imediações de Paris.

Transferência e aplicação de conhecimento da engenharia”

“Esta colaboração com o ISEC, que é uma referência da engenharia na região Centro, vai ao encontro de uma necessidade premente da EFAPEL: estar mais próxima do ensino superior que é onde, verdadeiramente, produz científico conhecimento e inovação”, afirma Américo Carvalho Duarte, presidente da EFAPEL.

“A inovação será o principal contribuinte do ISEC, atendendo ao apoio que os seus investigadores prestarão ao desenvolvimento de vários equipamentos inovadores que temos em vista. É uma cooperação ganha-ganha”.

Segundo Mário Velindro o acordo firmado é a de promover a criação, transferência e aplicação de conhecimento nos domínios da engenharia, articulando as necessidades da comunidade e do meio empresarial”, afirma.

Fundada em 1978, um EFAPEL emprega cerca de 450 pessoas, faturou 52,5milhões de euros em 2021 e é liderado por Américo Duarte.

Para além da uma equipa de ciclismo com o seu nome, mantém uma ligação estreita com a Académica de Coimbra, patrocinando a camisola do clube e dando o nome ao Estádio Municipal de Coimbra.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: