13.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioRegionalReativação do Departamento Juvenil da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco

Reativação do Departamento Juvenil da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco

A Cruz vermelha portuguesa tem a nível nacional um departamento juvenil denominado Juventude Cruz Vermelha (JVC).

Este departamento ou sector da juventude é guiado pelos princípios fundamentais da instituição, desenvolve trabalho com base no voluntariado e com o objetivo principal de promover a resiliência das crianças e jovens nas comunidades locais.

A Nível nacional conta com mais de 2.000 voluntários jovens a trabalhar em mais de 90 locais, com mais de 250 projetos no terreno e cerca de 50.000 beneficiários diretos por ano.

O público-alvo da JCV são crianças (5-11 anos), adolescentes (12-17 anos) e jovens adultos (18-35 anos), os quais participam na organização enquanto voluntários, beneficiários ou líderes/ agentes de mudança positiva.

Desenvolve o seu trabalho numa perspetiva de educação por pares, de jovens para jovens, e com recurso a metodologias de educação não formal.

A Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha, foi uma das primeiras a ter um sector juvenil tendo sido criado a doze de março de 1984, muitos dos atuais voluntários iniciaram nessa altura o serviço em prole da nossa comunidade e foi neste espaço que criaram o gosto em prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Entretanto devido a dificuldades operacionais este departamento seria suspenso na Delegação de Castelo Branco em dezembro de 2004.

A Atual direção da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco, conhecedora da necessidade de perspetivar o futuro da Instituição a nível local e consciente de que esse mesmo futuro do voluntariado e do serviço aos mais débeis da nossa sociedade tem de passar pelo compromisso dos mais novos, no passado dia 18 do corrente mês de fevereiro reativou o departamento juvenil da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco, com a designação da Dra.  Ana Rita Antunes (Assistente social) como presidente da comissão instaladora.

O grupo inicial de trabalho conta já com 13 voluntários e no próximo dia 4 de março irá participar em Bragança na eleição da direção nacional da juventude da cruz vermelha portuguesa.

Este grupo é aberto a todos os jovens que se sintam chamados a dar algum do seu tempo livre a esta causa solidária.

Podem inscrever-se  na Cruz Vermelha de Castelo Branco, localizada no  Largo de São João nº1, 6000-103 Castelo Branco, pelo Telefone 272 342 394 ou através do correio eletrónico dcastelobranco@cruzvermelha.org.pt

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: