15.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioNacional7 vantagens de viver numa casa com energia renovável

7 vantagens de viver numa casa com energia renovável

As energias renováveis são cada vez mais uma aposta energética segura para o futuro. A possibilidade de ser autossuficiente já não é uma situação exclusiva das grandes indústrias, já que os recursos energéticos sustentáveis ​​chegaram às casas para ficar.

Viver numa casa com energia renovável é uma opção ideal para desfrutar de um lar que respeita a natureza e representa uma poupança significativa nos custos energéticos em comparação com as casas tradicionais.

Entre no mundo das energias renováveis

Quer conhecer todas as vantagens de ter uma casa sustentável? Continue a ler, e saiba mais sobre as vantagens de optar por este tipo de energia.

Cada vez mais casas incorporam a tecnologia de abastecimento baseada nas energias renováveis ​​para se auto-abastecerem. De facto, a energia solar em Portugal, teve um aumento de 26% em 2020, situando-se acima da média mundial. O elevado números de horas de sol a que o país está exposto, muito tem contribuído para estes valores que continuarão a aumentar.

As energias renováveis ​​não contaminam, e o seu uso é praticamente ilimitado e são mais eficazes do que os mecanismos tradicionais, oferecendo uma considerável poupança de dinheiro.

Falamos de recursos que praticamente não requerem manutenção e cuja durabilidade tem a garantia que o próprio planeta pode oferecer. A natureza é o único fornecedor de energia renovável, pelo que poderá dizer adeus à concorrência dos mercados de energia.

Vantagens das energias renováveis

As casas com energia renovável fazem parte do conceito Smart City, um planeamento de cidade eficiente em que aspectos como a domótica ou o Big Data procuram facilitar o dia-a-dia, comprometendo-se com um estilo de vida sustentável e em harmonia com a natureza.

As casas construídas com sistemas de autoabastecimento baseados na energia renovável são projetadas para aproveitar os recursos naturais e reduzir a dependência energética.

Assim, se o seu desejo é ter uma casa com energia renovável, projete a sua casa com sistemas de auto-abastecimento renováveis ​​e beneficie das vantagens de viver numa casa sustentável:

  1. Em qualquer parte do mundo

Onde quer que queira viver, qualquer pequena parte do mundo pode beneficiar do uso de energia renovável. Em algumas partes do nosso país, o fornecimento de eletricidade ou gás natural ainda não é possível, porque esperar que a rede de distribuição de energia chegue ai?

Para as casas localizadas nos meio rural ou em pequenos centros populacionais, o auto abastecimento com energia renovável é uma opção muito interessante.

  1. O seu lugar favorito

A possibilidade de autoabastecimento de uma casa com a energia necessária para o bom funcionamento permite construir uma casa em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, é possível escolher o seu lugar favorito para viver sem a preocupação de ter os serviços mínimos de energia.

Pode morar perto de pontos sociais importantes, como postos de saúde, farmácias, supermercados e do seu local de trabalho, ou viver uma vida perto de enclaves onde as crianças podem se divertir, como parques ou no meio da natureza.

  1. Mais rendimento

A durabilidade e eficácia das energias renováveis ​​são dois dos seus grandes trunfos.

Mesmo após mais de 30 anos de uso, os dispositivos de energia renovável mantêm mais de 70% de seu desempenho, ao contrário dos sistemas tradicionais.

  1. Uma vida “Eco”

Os materiais usados ​​nos modelos de vida das casas com energia renovável são naturais e reciclados, de forma a que se viva de uma forma muito saudável respeitando plenamente o meio ambiente.

  1. Nem frio nem calor

As construções projetadas com a sustentabilidade, são planeadas utilizando recursos naturais para maior aproveitamento e poupança da energia natural.

Este modelo de habitação é construído considerando a orientação, a distribuição das divisões que a compõem, os materiais que ajudam a manter as condições ideais e o clima da região.

  1. Rendimento extra

O auto abastecimento de energia em casa permite um excedente energético a partir do qual se consegue obter uma rentabilidade económica.

Os sistemas de autoprodução baseados em energias renováveis ​​proporcionam um resultado energético superior ao necessário para a própria casa, de modo que a energia excedente pode ser vendida e ter rendimento extra.

  1. Fontes de consumo próprio

A casa baseada em energia renovável possui tecnologia que cobre as necessidades energéticas da casa a partir da escolha do proprietário.

As alternativas de autoabastecimento vão desde a energia solar térmica, normalmente baseada na utilização de painéis solares; energia solar fotovoltaica, obtida através de painéis fotovoltaicos; biomassa, que fornece matéria-prima para caldeiras ou fogões; aerotérmico, baseado em ar e com grande sucesso no aquecimento e água quente; energia geotérmica, baseada no calor emitido pela terra; ou a mini eólica para uso doméstico.

Consulte com especialistas do setor

Escolher a opção mais adequada para cada casa e para cada família é fácil se tiver a orientação de uma empresa especializada que o aconselhe corretamente.

Investir em energias renováveis ​​é sempre uma aposta segura, não só pelas poupanças significativas, mas também pelo respeito pelo ambiente e pela revalorização da casa, sendo também importante recordar que uma casa eficiente não funciona apenas através da poupança de energia de energias renováveis, mas que requer um uso e consumo responsável por parte dos seus inquilinos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: