Concerto com a Orquestra Clássica do Centro
O Carnaval aproxima-se e, para celebrar esta época festiva, o projeto Comunidades Geração junta-se à Orquestra Clássica do Centro para um concerto de Carnaval memorável, no dia 27 de fevereiro, às 17h30, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.
Sob direção musical de Cláudio Ferreira, o concerto, já esgotado, contará com a participação de 35 alunos do projeto Comunidades Geração, dos municípios de Castanheira de Pera e de Tondela, que terão a oportunidade de apresentarem o seu repertório, partilhando o palco com uma orquestra de excelência.
Além deste concerto, no dia 25 e 28 de fevereiro, às 19h, os alunos do município de Castanheira de Pera e Tondela sobem a palco no Auditório da Biblioteca Municipal de Castanheira de Pera e no Auditório Municipal de Tondela, respetivamente, para apresentarem o trabalho desenvolvido nas aulas de expressão dramática e nas aulas de música, através da exploração original e imaginada pelos alunos, com música ao vivo, expressão dramática e vídeo.
O projeto Comunidades Geração é uma iniciativa da Associação das Orquestra Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP) que atua junto de 62 crianças nos municípios de Tondela e Castanheira de Pera. É cofinanciado pela Associação D. Pedro V, pelo Município de Castanheira de Pera, pelo Município de Tondela, e pelos Fundos Sociais Europeus no âmbito do POISE.
Sobre a Orquestra Geração:
Considerada entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, de toda a União Europeia, em 2013 e 2014, e agraciada com a medalha de ouro das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República em 2018, a Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos mesmos através da música.
Nestes 15 anos de existência, passaram pelo projeto cerca de 10.000 crianças e jovens.
No presente ano, o projeto reúne mais de 2000 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Almada, Amadora, Coimbra, Lisboa, Loures, Oeiras, Sesimbra e Vila Franca de Xira.
Em 2020 iniciou-se, nas localidades de Tondela e de Castanheira de Pera, o projeto Comunidades Geração, no âmbito do POISE, financiado através de Fundos Sociais Europeus, tendo como investidores sociais os municípios de Tondela e de Castanheira de Pera, e a Associação D.Pedro V.
Para conhecer mais sobre o projeto da Orquestra Geração, visitar o website: orquestra.geracao.aml.pt