13.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioCulturaLivro sobre José Afonso apresentado no Centro Cultural Raiano

Livro sobre José Afonso apresentado no Centro Cultural Raiano

O livro “José Afonso – Todas as Canções”, dedicado à obra do músico português, foi apresentado no passado dia 26 de fevereiro em Idanha-a-Nova, no auditório do Centro Cultural Raiano.

Promovida pela Filarmónica Idanhense, a sessão contou com a presença de Francisco Fanhais, presidente da Associação José Afonso e companheiro de palco do autor de “Grândola, Vila Morena”, e de Guilhermino Monteiro, transcritor e maestro.

Em palco, os convidados conversaram com o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e com o maestro e diretor artístico da Filarmónica Idanhense, João Abrantes.

Partilharam-se histórias e memórias sobre José (ou Zeca) Afonso, o legado das canções, as mensagens intemporais e a sua relação com Idanha.

A inspiração no cancioneiro popular da Beira Baixa, com destaque para a “Senhora do Almortão”,o concerto memorável em Idanha e a aquisição de uma casa em Monsanto.

A sessão contou com momentos musicais que evocaram algumas das canções icónicas de José Afonso.

Primeiro Carla Costa e Joaquim Martins, depois Francisco Fanhais e Guilhermino Monteiro, e para encerrar Manuel Ceriz foram os músicos que estiveram em palco.

O livro “José Afonso – Todas as Canções” é da autoria de Guilhermino Monteiro, José Mário Branco, João Lóio e Octávio Fonseca. Reúne as partituras, letras e diagramas de acordes de 159 canções de José Afonso.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: