26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioNacionalTecnologia em casa: 6 benefícios da domótica

Tecnologia em casa: 6 benefícios da domótica

Se os smartphones foram um dos principais desenvolvimentos tecnológicos do início do século XXI, o desenvolvimento de casas inteligentes e eficientes programadas com tecnologia de domótica in house será outro dos grandes passos da década de 20 do presente século.

Apesar de para a maioria das pessoas parecer algo novo, na realidade, a domótica é uma realidade nas casas mais avançadas há mais de três décadas.

É verdade que as funcionalidades que podem ser alcançadas com sistemas de domótica in house ainda são bastante desconhecidas, mas no setor da construção de luxo e habitação de vanguarda, é bastante comum e muito procurada.

E graças a esses avanços podemos nos beneficiar de serviços sincronizados que trazem um variado número de vantagens para as nossas vidas.

Atualmente, devido à grande proliferação de invenções relacionadas com a Internet das Coisas e Smart Homes, o público médio associa a domótica com produtos inteligentes como Alexa, Amazon e Google Home.

No entanto, a domótica é outro tipo de tecnologia que poderíamos denominar de “circuito fechado dentro de casa” que vai além dos sistemas conectados à Internet.

Fazer um investimento em domótica trará grandes benefícios e isso será notado em termos de segurança, eficiência, poupança, controlo da vida íntima e melhoria do seu estilo de vida e dos seus.

Estas são todas as vantagens que se pode aproveitar com uma instalação inteligente e

O que é a automatização inteligente do lar?

A tecnologia que nos permite desfrutar de uma casa inteligente geralmente refere-se a qualquer conjunto de dispositivos ou sistemas conectados a uma rede que pode ser controlada de forma independente e remota. Quando a tecnologia doméstica funciona num único sistema, de forma independente,  também pode ser chamada de “casa conectada em circuito fechado”.

Por exemplo, luzes, termostato, persianas, altifalantes, televisores, câmaras de segurança, fechaduras ou o sistema de rega, estão todos conectados a um sistema comum, que pode ser controlado a partir de um smartphone.

A domótica inteligente permite aproveitar a funcionalidade da alta tecnologia para colocá-la ao serviço da eficiência e do conforto em casa. À medida que o desenvolvimento da tecnologia continua a expandir-se, o mesmo acontece com as possibilidades da domótica.

Isto significa que se está a desenvolver constantemente uma tecnologia doméstica maior e melhor para satisfazer as nossas necessidades digitais e que o setor está em plena expansão.

É algo empolgante e certamente vale a pena conferir o que a domótica pode fazer por si.

Os 6 benefícios mais importantes da domótica

Centralização

Com a domótica podemos gerir todos os dispositivos domésticos a partir do mesmo local. Manter toda a tecnologia conectada através de um interface é um grande passo à frente para a gestão doméstica. Tudo o que precisa fazer é controlar, a partir de uma dispositivo táctil localizado em casa, ou de uma aplicação do seu smartphone ou tablet, as diferentes funções e dispositivos: subir e descer as persianas, acender e apagar luzes, abrir estores e toldos, ativar o sistema de rega, controlar o circuito das câmaras, controlar o sistema térmico. Muitas funcionalidades num único dispositivo tornam extremamente fácil ter o controlo.

Flexibilidade

Os sistemas domésticos inteligentes tendem a ser mais flexíveis quando se trata de acomodar novos recursos, dispositivos, aparelhos ou outras tecnologias. Com a opção “criação de cenários” pode ser gerado um conjunto de funcionalidades que podem ser utilizadas para, por exemplo, controlar a iluminação e a abertura de estores ao levantar ou criar ambientes acolhedores quando temos visitas em casa. Para alterar o horário ou a sequência de uma cena, basta modificar os parâmetros. Também podemos programar a rega automática à vontade ou alterar a iluminação exterior.

Segurança

Com a domótica, pode controlar a sua casa e mantê-la segura o tempo todo. Quando incorporamos funções de segurança e vigilância na rede doméstica inteligente, a segurança da casa aumenta, pois podemos estar presentes nesse controlo mesmo que à distância. Em todos os momentos podemos detectar movimento quando não está ninguém, ou receber alertas caso tenha havido tentativas de abertura de portas por terceiros. As opções são muito amplas.

Os sistemas de domótica podem conectar detectores de movimento, câmaras de vigilância, fechaduras automáticas e outras medidas de segurança tangíveis em toda a sua casa para que possa ativá-los a partir de um dispositivo móvel antes de ir dormir. Também pode optar por receber alertas de segurança nos seus diversos dispositivos, de acordo com a hora do dia em que o alerta se ative, e monitorizar as atividades em tempo real.

Eficiência energética

Dependendo de como usa a sua tecnologia de casa inteligente, é possível tornar o seu espaço mais eficiente em termos de energia. Por exemplo, pode ter um controlo mais preciso sobre aquecimento e o ar condicionado em sua casa com um termostato inteligente programável que “aprende” as suas preferências de horário e temperatura. As luzes e cortinas automatizadas podem ser programadas para alternar para o modo noturno quando o sol se põe, ou acender e apagar as luzes automaticamente quando alguém entrar ou sair de uma divisão, para que não haja preocupações com o desperdício de energia e se possa poupar na conta energia.

Poupança

Sempre que falamos dos benefícios e vantagens da domótica, não podemos esquecer uma das mais importantes, poupança económica e de tempo. Uma casa controlada de forma eficiente com um sistema interno de domótica pode ajudar a poupar uma boa porcentagem das despesas mensais, além de tempo dedicado à manutenção e controlo de cada área. Se programar a utilização do aquecimento durante o dia e combiná-lo com o ligar e desligar automático das luzes, rega automática, música ambiente ou controlo do circuito de câmaras, verá a grande poupança que isto implica.

Conforto

Com a domótica a automatização da sua casa está assegurada.

Crie cenas em casa periodicamente de acordo com as necessidades de cada momento, isso trará grande conforto, pois poderá programar diferentes ações para uma determinada ocasião. Não subestime o poder de controlar as funções da sua casa no dia-a-dia e à distância. Além disso, se não configurou a temperatura no termostato num dia excepcionalmente quente, pode ordenar que a sua casa fique mais fresca antes de chegar. Se está com pressa para começar a preparar o jantar, mas ainda está no carro, pode ligar o forno para que comece a pré-aquecer enquanto não entra em casa. Um outro exemplo, é que pode verificar se deixou as luzes apagadas, descobrir quem está à sua porta ou programar uma sessão de cinema em casa ou ativar automaticamente a plataforma de streaming da Disney Plus e entreter os mais novos.

Esses 6 benefícios são de grande importância para optar por uma instalação automatizada em casa. E o melhor de tudo, pode ser personalizado para atender cada família. A domótica chegou e veio para ficar!

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: