10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioNacionalUniversidade de Coimbra mobiliza esforços para apoiar vítimas da guerra na Ucrânia

Universidade de Coimbra mobiliza esforços para apoiar vítimas da guerra na Ucrânia

A Universidade de Coimbra (UC) pretende apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Nesse sentido, vem associar-se e apelar às contribuições para duas iniciativas conjuntas de recolha de donativos financeiros para apoiar deslocados e refugiados da guerra, reiterando também a sua disponibilidade para acolher estudantes e investigadores ucranianos, no quadro legal que venha a ser definido pelo Governo de Portugal.

A UC associou-se a duas campanhas de recolha de donativos, para apoiar o acolhimento de refugiados na Roménia e na Moldávia, dois dos países vizinhos da Ucrânia.

Uma das iniciativas é promovida pela aliança EC2U (Campus Europeu de Cidade-Universidades), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra e mais seis congéneres europeus, e está centralizada na Universidade de Iasi, cidade do nordeste da Roménia (cerca de 160 km da fronteira com a Ucrânia).

Os do pode ser enviados para a conta conjunta com o IBAN RO76BRDE240SV78361832400 (Beneficiário: Fundaţia Alumni – Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Iasi; Código de Identificação Fiscal: 21591880; Banco: BRD – Groupe Société Générale; RÁPIDO: BRDEROBU; BIC: BRDE).

A outra campanha é dinamizada pela UC em parceria com Embaixada da Moldávia em Portugal, país que partilha cerca de 900 km de fronteira com o sudoeste ucraniano e que – como a vizinha Roménia – recebeu grandes vagas de refugiados ucrânias provenientes da Ucrânia.

Os do em euros podem ser realizados para o IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI (Beneficiário: Ministério da Fazenda da República da Moldávia – Tesouro Estadual; Código de beneficiário 1006601000037 fiscal; Banco: Banco Nacional da Moldávia; SWIFT: NBMDMD2X).

Para mais informações – ou obter referências de transferências bancárias em Lei ou Dólar –, os interessados deverão entrar em contato com a Divisão de Relações Internacionais da UC através do endereço dri@uc.pt.

Além de desestabilizar duas iniciativas, a Universidade de Coimbra está à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes e investigadores refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, como referido pelo reitor, Amílcar Falcão, no seu discurso na cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, a 1 de março.

Nesse contexto, pode ser ativado o Fundo de Apoio aos Refugiados, que a UC mobilizar sempre que necessário, em situações similares.

“Apelo à generosidade de toda a comunidade académica e Ex-alunos no sentido de apoiar o povo ucraniano e, em particular, como vítimas inocentes, que são sempre os que mais sofrem nestas circunstâncias. Cá estaremos para o que para”, afirmou o reitor, na ocasião.

“No momento negro que vive, a UC, na sua tradição humanista, para além de vir a acolher estudantes e investigadores ucranianos, em estreita articulação com as autoridades nacionais, envolvendo a comunidade académica e ex-alunos no apoio a iniciativas internacionais oficiais credíveis e de relevo. Não transigimos na defesa dos valores da liberdade e do respeito pelos direitos humanos.”, acrescenta o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Ex-Alunos, João Nuno Calvão da Silva.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: