7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalAPCOI lança app Heróis da Fruta em Oleiros para desafiar famílias a...

APCOI lança app Heróis da Fruta em Oleiros para desafiar famílias a sair do sofá

Como sabemos, a obesidade é um problema que afeta uma grande fatia da população, sendo mesmo considerada uma doença crónica e um problema de saúde pública.

Para que se alerte e que se assinale neste dia 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade, o Município de Oleiros associou-se à iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), no lançamento do aplicativo “Heróis da Fruta”.

“Heróis da Fruta” é um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreoumente recentemente na televisão com as vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos.

Uma autêntica “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Mercado Municipal de Oleiros

Em Oleiros, os cinco painéis que contêm os baús estão localizados nos seguintes pontos:

1) Mercado Municipal

2) Parque Infantil das Devesas Altas

3) Equipamentos de Manutenção Física das Devesas Altas

4) Coreto do Jardim Municipal

5) Cafetaria do Jardim Municipal

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondidas, que é revelado quando é apontada a câmara do smartphone.

Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que estavam entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema.

Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários.

Mas para o jogador que fica em primeiro lugar no app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida dos miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

Miguel Marques, Vice-Presidente do Município de Oleiros, lembra que a obesidade infantil “é um problema que afeta um número considerável de crianças” e para acabar com ela, “temos de agir o mais cedo possível e em bloco”.

A autarca refere ainda que o papel dos pais na educação alimentar é muito importante, “eles são o modelo para as crianças”, sendo a família um fator determinante nesta luta.

“A obesidade tem outra face e que se encontra associado ao bullying e à depressão o que pode levar as crianças a isolarem-se e a comer mais, aumentando ainda mais o seu peso. Temos de apostar na educação das crianças, explicando-lhes que se comerem bem e fazer exercício, tem uma vida saudável”, sublinhou Miguel Marques.

Sobre esta app, Mário Silva, Presidente da APCOI, destaca: “Depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças”.

Neste contexto, Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere que “Colecionar faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família, ainda melhor! Por isso, a missão da ONTOP foi juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada. Uma receita cheia de diversão a prometer grandes caminhadas nesta caça aos tesouros espalhados pelo país.”

Para Helena Novais, Diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, “apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil. A par da contribuição para a inovação científica nesta área, queremos, em conjunto com a APCOI e outros parceiros, estar na dianteira da prevenção desta doença, apoiando iniciativas vencedoras que atuem ativamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no nosso sistema de saúde”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: