26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioDesportoPortugal vence Polónia e apura-se para o Grupo Mundial 1 da Taça...

Portugal vence Polónia e apura-se para o Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten

  • Nuno Borges e Francisco Cabral selaram a vitória no par
  • Gastão Elias foi chamado e dilatou vantagem

A seleção nacional masculina portuguesa apurou-se, este sábado, para o Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten ao derrotar a Polónia, por 4-0, na eliminatória que aconteceu na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Depois de uma jornada inaugural marcada pelos triunfos de João Sousa e Nuno Borges em singulares, este sábado o maiato regressou ao court e ao lado do amigo Francisco Cabral resolveu a eliminatória com um triunfo por 3-6, 6-3 e 6-4 sobre Szymon Walkow e Jan Zielinski.

Com o frente-a-frente resolvido, o capitão Rui Machado chamou Gastão Elias para o quarto e último encontro do fim de semana.

O tenista da Lourinhã, que minutos antes foi reconhecido com o Davis Cup Commitment Award pela representação de Portugal em pelo menos 20 eliminatórias (esta foi a 23.ª), respondeu afirmativamente à chamada e aplicou os parciais de 6-1 e 6-3 a Jan Zielinski para fazer o 4-0 final.

Após quatro anos a competir “fora de portas”, Portugal celebrou em casa a qualificação para o Grupo Mundial 1 da Taça Davis.

Esta fase está agendada para os dias 16 e 17 ou 17 e 18 de setembro e dá acesso às Davis Cup Qualifiers de março de 2023, que são a derradeira etapa antes das Davis Cup Finals.

João Sousa

Nuno Borges: “O encontro teve muitos altos e baixos, mas no final fomos melhores e merecemos a vitória. Estas eliminatórias nunca são fáceis e o Rui sempre disse isso. Estivemos muito bem na nossa atitude, a acreditar e a trabalhar naquilo que podíamos fazer e não podíamos estar mais contentes com esta estreia aqui na Maia.”

Francisco Cabral: “Representar o meu país foi uma experiência inacreditável. A estreia acontecer em Portugal, com um estádio cheio e um ambiente incrível, tornou tudo ainda mais especial. Demos todos o nosso melhor para conseguirmos a vitória e a equipa teve um papel fundamental em tranquilizar-nos [para o par]. Têm todos muitas eliminatórias, sabem o que implica uma estreia, os nervos que estão presentes, e tiveram todos um papel crucial.”

Rui Machado: “O ambiente no balneário foi muito especial e todos cumpriram muito bem o seu papel em todos os momentos. Foi perfeito e dou-lhes os parabéns não só pela competência em campo, mas também por toda a disponibilidade. Criaram um ambiente diferente, um ambiente de vencedores. Sinto que todos estiveram comigo e temos de ter esta semana como referência.”

Vasco Costa: “Estou bastante contente, há quatro anos que não jogávamos em Portugal e o fator casa na Taça Davis é muito importante. A eliminatória, apesar do resultado, não foi fácil, foram três encontros em três sets. Estou muito feliz pelo público, pelo apoio da Câmara Municipal da Maia e obviamente pelo espírito de equipa que vi aqui.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: