22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaSemana da Poesia decorre na Sertã entre 21 e 26 de março

Semana da Poesia decorre na Sertã entre 21 e 26 de março

A poesia servirá de mote a uma semana cultural,a decorrer em todo o concelho da Sertã entre os dias 21 e 26 de março.

O momento será de festa, com um programa repleto de atividades e muitos convidados.

“A Sertã é hoje um destino ligado à leitura e aos livros, pelo que temos de reforçar esse papel e criar dinâmicas novas e muito próprias. A poesia assume-se como um dos mais nobres géneros literários e é através dela que colocaremos em marcha uma semana cultural no concelho da Sertã, precisamente no mês em que ela se celebra”, explicou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, aludindo ao Dia Mundial da Poesia, que anualmente se assinala a 21 de março.

Este foi, aliás, o dia escolhido para o arranque da Semana da Poesia, com uma arruada poética durante a manhã, pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim, conduzida pelo divulgador de poesia Paulo Condessa.

Na parte da tarde, pelas 15h, o mesmo convidado fará uma «Sessão de Poesia», na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

O programa continua no dia 23 de março com a realização, durante a tarde (14h30-17h30), da oficina criativa «Nas asas da poesia», a partir da obra “Silêncio, os pássaros leem em voz alta”, com Maurício Leite.

Neste mesmo dia, a BiblioAndante – Biblioteca Itinerante da Sertã viaja pelas aldeias do Amioso (10h), Codiceira (11h), Várzea de Pedro Mouro (13h30), Sambado (14h45) e Outeiro da Lagoa (16h), onde decorre uma sessão de declamação de poesia com o poeta Miguel-Manso e um pequeno espetáculo musical de Miguel Calhaz.

No dia 24 de março, acontece uma oficina de leitura dirigida aos jovens e subordinada ao tema “Já não somos mais crianças”, com Maurício Leite.

Por seu lado, a Biblioandante passa pelas aldeias da Várzea dos Cavaleiros (10h), Maljoga (11h30), Seixo/Santa Rita (14h) e Sesmo (15h), com o poeta Miguel-Manso a protagonizar uma sessão de declamação de poesia.

O programa para o dia 25 de março compreende nova arruada poética com Paulo Condessa, mas desta vez na vila da Sertã (10h), enquanto a Biblioandante repete a sessão de declamação de poesia com Miguel-Manso, nas aldeias de Santana (10h), Marmeleiro (11h30), Portela dos Bezerrins (12h15), Aldeia da Ribeira (13h30) e Maxial da Estrada (15h).

A Semana da Poesia termina no dia 26 de março, com o espetáculo «Hora da Poesia» (15h), na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, contando com a participação de Paulo Condessa e música de Miguel Calhaz.

Mais tarde, pelas 19h30, decorre no mesmo local um Jantar Poético, cujas inscrições são limitadas.

Refira-se que durante toda a Semana da Poesia poderá ser visitado, em frente ao edifício da Biblioteca Municipal, um estendal de poesia.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: