22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioDesportoCAACB retoma actividade após pandemia, com brilhantismo, distinção e singularidade

CAACB retoma actividade após pandemia, com brilhantismo, distinção e singularidade

O CAACB retomou a sua actividade após o período de pandemia onde apenas foi possível gerir administrativamente e de forma pontual, alguns temas.

O CAACB realizou no passado dia 5 de Março, a apresentação do livro “O Bólide de Castelo Branco”, escrito pelo reputado Eng. José Barros Rodrigues e apoiado pelo Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Nesta obra literária, editada pela Caleidoscópio, está relatada a história e impacto deste automóvel que foi construído em Castelo Branco, pela vontade de Joaquim Nunes Ribeiro e António Alcobia com a prestimosa mestria de artesãos de Castelo Branco.

Neste mesmo dia e momento, o A.R. volta a Castelo Branco pela primeira vez após mais de 50 anos desde a sua partida, desta feita pelas mãos do actual proprietário, Arq. João da Motta Guedes, tendo estado em exposição no Centro da Cidade durante todo o dia, para que a população o pudesse ver e rever.

Muitas foram as histórias contadas à volta do automóvel, muitos foram os deliciosos detalhes, partilhados entre todos.

Não podemos deixar de dar destaque ao emotivo momento de rever o A.R., pelo sócio CAACB, Bernardo Nave Gomes, que é o único dos artesões, ainda com vida, que interveio directamente no processo construtivo do AR, na década de 50.

Este evento teve a presença de inúmeros Sócios do CAACB, bem como um conjunto de notáveis da Cidade e País, que se deslocaram a Castelo Branco exclusivamente para este memorável momento.

Agraciados pelas boas vindas do Ex.mo Dr. Leopoldo Rodrigues, puderam também ouvir na 1ª pessoa a comunicação de que Castelo Branco irá receber uma exposição dedicada aos Automóveis Portugueses (pré-1960), a realizar pelo CAACB com o apoio do Município, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, ainda este ano e será possivelmente, a primeira vez na história do automobilismo, que se conseguirá reunir a totalidade dos automóveis ainda existentes de Fabrico Português.

Um privilégio único e diferenciador.

O Presidente do CAACB, Márcio Fernandinho, aproveitou o momento para lançar o desafio ao Eng. José Barros Rodrigues para uma nova obra literária, focada no processo construtivo e seus intervenientes, para que conste para memória futura o distinto conjunto de artesãos intervenientes e que materializaram o A.R..

Ainda a 5 de Março, o CAACB desenvolveu uma acção de trabalho em torno da qualidade do património Automóvel dos nossos Sócios, realizando Certificações de Veículos de Interesse Histórico e Processos de Legalização de Veículos de Competição Histórica com o ACP Clássicos, nas instalações da Garriauto, Lda. ambos Parceiros protocolados do CAACB.

Uma vez mais é realizada actividade diferenciadora, actuando nas mais variadas vertentes.

Relembramos que, o CAACB tem protocolo com todas as entidades legalmente acreditadas para Certificação de VIH em Portugal.

Paralelamente o CAACB sabe o quão importante é, auxiliar os seus associados, tratando da parte burocrática que tão penosa é em Portugal e tornando mais fácil a responsabilidade de ser proprietário de um Automóvel Antigo/Histórico/Clássico ou YoungTimer.

O CAACB está de volta à acção…

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: