O Museu Municipal de Penamacor recebe, até ao dia 26 de abril, a exposição de pintura “Essência Infinita”, da autoria de Luísa Miguens.
Esta mostra reúne seis quadros, de cerca de um metro por oitenta centímetros, pintados a óleo sobre linho e que retratam as flores da Serra da Malcata.
A exposição foi inaugurada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pretendendo ser uma homenagem a todas as mulheres mas também a Penamacor.
Presentes na inauguração estiveram a artista e o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares.
António Luís Beites Soares classificou a mostra de brilhante, defendendo que, tendo a Reserva Natural da Serra da Malcata servido de retrato, a autenticidade das obras apresentadas faz com que nos desloquemos até lá.
“Com estas obras, parece que estamos num canto da Malcata. Esperemos que esta exposição sobre a Serra seja a primeira de muitas”, disse.
Já Luísa Miguens disse ser uma “honra” ter pintado a Malcata, referindo que espera voltar ao concelho.
“Parabéns a todas as mulheres presentes e ausentes”. A artista espera dar aos visitantes outra perspetiva das flores existentes na Serra da Malcata.
“As flores estão pintadas em plano macro e podem ser vistas quase à lupa. Pretendo que as pessoas possam observar, numa perspetiva diferente, a riqueza destas flores e do nosso planeta porque, por vezes, passamos por ela e nem nos apercebemos”, continua.
Luísa Miguens desenha desde idade escolar. Tem o Curso de Pintura e Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo participado em diversas exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais.
Como artista, diz que pinta tudo o que a rodeia, desde as pessoas ao quotidiano.