10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioNacionalNeurocientistas da Universidade de Coimbra desvendam “Trilhos do Cérebro”

Neurocientistas da Universidade de Coimbra desvendam “Trilhos do Cérebro”

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Universidade de Coimbra (UC), membros do consórcio de investigação CIBB vão celebrar mais uma vez a Semana Internacional do Cérebro, que este ano conta com atividades presenciais e remotas durante todo o mês de março. 

 “Trilhos do Cérebro” é o tema da iniciativa em 2022, que pretende sensibilizar para a importância do estudo do cérebro e do seu papel fundamental numa vida saudável, assim como levar a ciência e os cientistas a diferentes locais.

Ao longo do mês serão dinamizadas diversas atividades de comunicação de ciência gratuitas.

Entre 14 e 25, os “Neurocientistas vão às escolas”, para promover ações de comunicação de ciência junto de públicos escolares, associações e universidades sénior.

A 16 e 23, das 17h00 às 20h00, vai decorrer o “Brain Gain: À Descoberta das Neurociências”, um projeto dirigido a estudantes do ensino superior, que pretende valorizar as neurociências em Portugal, inspirando os alunos a seguirem carreiras nesta área.

Esta iniciativa vai reunir profissionais de várias instituições e abordar temas diferentes como neurociências, doenças psiquiátricas e de adição, cognição, ação e consciência.

Haverá ainda um concurso de 4 a 13 de abril, “The Brain Challenge”, no qual os vencedores terão oportunidade de estagiar com neurocientistas da rede Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Esta atividade é online e é financiada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências, pela Biochemical Society e pela IBRO.

O programa pode ser encontrado em https://bit.ly/3hWJpvs.

No dia 18 de março, celebra-se o “Dia Mundial do Sono”, um dia dedicado à sensibilização para o sono e distúrbios associados, como o Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Neste âmbito será estreada uma peça de teatro, “Morfeu e Apneia” no Convento São Francisco, em Coimbra, fruto de uma parceria entre o CNC e a companhia de teatro Marionet.

Neste dia haverá ainda espaço para um colóquio sobre o sono, também no Convento São Francisco, e será possível visitar uma exposição de desenhos, resultantes de um concurso lançado a escolas sobre hábitos de sono.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa do Sono, da Gasoxmed e da Câmara Municipal de Coimbra;

A 25 e 26 de março, acontece A “Feira do Cérebro”, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Esta atividade vai permitir ao público desenvolver atividades “mãos na massa”, pequenas experiências e ter breves conversas com neurocientistas.

A entrada – entre as 10h00 e as 17h00 –  é gratuita.

Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa internacional organizada pela Fundação Dana e pela Federação Europeia das Sociedades de Neurociências (FENS).

Em Portugal, é promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Ciência Viva.

As atividades do CNC são realizadas com o apoio Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Toda a informação da programação da semana internacional do cérebro está disponível no website(https://www.cnc.uc.pt/pt/semana-internacional-do-cerebro-2022) e redes sociais do CNC.

Mais formações podem também ser obtidas através do email scicomm@cnc.uc.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: