22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioNacionalPrograma de liderança jovem - inscrições abertas: ‘CEO for One Month’

Programa de liderança jovem – inscrições abertas: ‘CEO for One Month’

‘CEO for One Month’ 2022, programa de liderança do Grupo Adecco para jovens recém-licenciados, com inscrições abertas até 16 de abril

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, a taxa de desemprego de pessoas entre os 15 e os 24 anos em Portugal situou-se nos 23,4% (correspondente a 76,5 mil pessoas), mais 0,9% do que em 2020, o que corresponde a mais 2,1 mil jovens.

O desemprego jovem é quase quatro vezes maior do que a média nacional. Há que encontrar rumos para inverter esta tendência, sendo que o empreendedorismo é uma opção.

O programa do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’ pretende explorar o potencial de liderança dos jovens que terão a oportunidade de ser a ‘sombra’ do CEO Adecco durante um mês e de absorverem os seus ensinamentos e experiências.

As inscrições para a edição de 2022 decorrem até ao dia 16 de abril.

A taxa de desemprego jovem continua a ser muito mais acentuada face à média nacional, que se situou em 6,6% em 2021.

A pandemia foi mais severa para os jovens que se depararam com um mundo em profunda mudança e privados das normais ferramentas de acesso ao mercado de trabalho, que se debateu globalmente com um novo paradigma que desenhou o reino da flexibilidade.

Mais do que nunca, é necessário criar estratégias alternativas para integrar esta faixa etária no mercado de trabalho e torná-los aptos para os desafios futuros: é importante incentivar os jovens a serem empreendedores e a adquirirem competências para serem capazes de assumir as rédeas do seu futuro e contrariar a tendência do desemprego.

Torna-se crucial contar com as empresas e os seus líderes no apoio ao desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora dos jovens por meio da educação não formal e da criação de programas que ajudem a desenvolver competências operacionais, como a literacia digital, a perspicácia empresarial geral, a autoconfiança, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas.

É neste contexto que surge o Programa internacional do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’, que proporciona uma experiência enriquecedora aos jovens recém-licenciados, ou que se encontram na reta final da sua formação superior, que procuram o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

A iniciativa pretende munir os jovens de valências cruciais para a formação profissional e insights importantes para a compreensão da componente operacional e organizacional da empresa.

Na sua essência, o objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de desenvolver e experienciar o seu potencial de liderança, de aprender o que é preciso fazer para ser bem-sucedido como líder de negócios e de adquirir competências e experiências necessárias para iniciar uma carreira de liderança.

As candidaturas estão abertas até 16 de abril em www.ceoforonemonth.com e o vencedor terá a oportunidade de trabalhar diretamente com a CEO da Adecco Portugal durante 4 semanas.

Numa fase posterior, durante a qual participarão num Bootcamp internacional com uma seleção do TOP10 dos vencedores de todos os países, apenas um será escolhido para acompanhar durante o mesmo período o CEO Global do Grupo Adecco, Alain Dehaze.

Em 2021, a edição ‘CEO for One Month’ contou com 147 mil inscrições em todo o Mundo. No final, mais de 40 candidatos tiveram a oportunidade de acompanhar a liderança do Grupo Adecco no seu país.

Quanto aos candidatos que ficam de fora, mesmo não vencendo, são vários os que acabam por integrar o Grupo Adecco ou algum dos seus clientes.

Que perfil procura o Grupo Adecco?

Miguel Toscano, ‘CEO for One Month’ 2021, destaca duas características-chave para os candidatos se destacarem na sua candidatura: proatividade e competências de comunicação.

Mas há mais itens no perfil que o Grupo Adecco procura: jovens com formação académica, com sentido analítico e capacidade de organização.

Vontade de aprender, boa capacidade relacional e comunicativa, fluência em inglês, empatia, ambição, carisma e espírito crítico também serão valorizados.

Essencialmente, procura personalidades genuínas, pensadores entusiastas, que estejam dispostos a aprender todos os dias, a adaptar-se ao mundo do trabalho em rápida mudança e a sair da sua zona de conforto quando necessário.

Há muitas razões para um jovem se candidatar a ‘CEO for One Month’ 2022

  • Todos os candidatos a ‘CEO for One Month’ têm a oportunidade de aprender algo sobre si próprios durante o processo de seleção, independentemente de avançarem ou não para outras rondas
  • O candidato poderá tornar-se CEO da Adecco Portugal durante um mês e competir com todos os seus pares internacionais para acompanhar o CEO Global do Grupo Grupo AdeccoAlain Dehaze
  • ‘CEO for One Month’ pode ser o pontapé de saída para a carreira profissional do jovem candidato!Desde o início do programa, centenas de candidatos encontraram a sua casa dentro do Grupo Adecco depois de passarem pelos bootcamps ou de terminarem a seu estágio como sombra do CEO Adecco do seu país. Quer o interesse de carreira seja em TI, RH, análise de dados, gestão ou qualquer outro campo, há uma boa hipótese de o programa o ajudar a entrar “na porta” do Grupo Adecco ou de qualquer dos seus clientes ou parceiros.

Miguel Toscano: A Experiência do ‘CEO for One Month’ 2021

“Sinto que que a característica mais relevante para ser apurado como ‘CEO for One Month’, e que creio ter sido muito importante para toda a gente durante a pandemia, foi a proatividade. Acho que uma pessoa não pode estar parada e deve estar sempre disponível para se desenvolver e aprender, conhecer novas pessoas e sair da sua zona de conforto.

Senti-me muito valorizado durante o programa da Adecco. Foi uma experiência que modificou completamente a minha visão e que me permitiu conhecer e desenvolver outro tipo de capacidades, como competências de comunicação, permitindo-me valorizar-me a mim próprio e sentir-me confiante. Já para não falar da experiência internacional que o programa proporciona: conhecer os pares de todo o mundo, o que foi extraordinário!

O programa ‘CEO for One Month’foidesde o início, bastante surpreendente porque não estava mesmo à espera de entrar numa sala e de me sentar com a CEO de uma empresa internacional e ouvir em primeira mão tudo que fosse necessário e vital para a empresa. Foi uma verdadeira experiência real, ao nível da liderança, no mundo do trabalho. Outro aspeto que me surpreendeu foi terem-me sido atribuídos projetos muito desafiantes que me retiraram da minha zona de conforto e me permitiram aprender e crescer muito, tanto a nível profissional como pessoal.

Diria que o mais importante para uma pessoa da minha idade que está na reta final da sua formação superior e querem ingressar no mundo do trabalho é que procurem desafiarem-se a si próprios e ter empatia com as pessoas com quem estão a trabalhar: tenham a necessidade de ajudar os outros e sejam proativos. E, sempre, mente aberta, para continuar a aprender, porque é o caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional. O programa‘CEO for One Month’ foi isso mesmo: uma experiência riquíssima ao nível do desenvolvimento pessoal e de aquisição de ferramentas para perceber como funciona uma organização internacional ao nível da liderança.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: