7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalMutualista Covilhanense e Lions Club Internacional firmam parceria

Mutualista Covilhanense e Lions Club Internacional firmam parceria

A Mutualista Covilhanense e o Lions Club Internacional (Distrito 115 – Centro Sul) celebraram ontem, 12 de março, um protocolo institucional que formaliza uma colaboração já iniciada entre o Lions Cova da Beira e a associação da Covilhã no âmbito do seu projeto do Balcão do Migrante.

A oficialização da parceria decorreu no dia em que o Lions Cova da Beira completou 41 anos ao serviço da região.

Através da iniciativa nacional dos leões “New Voices”, cuja finalidade é promover a paridade e a diversidade de género, o Lions Club Cova da Beira tem feito chegar ao Balcão do Migrante, desde fevereiro, doações de roupa, calçado e brinquedos, oriundas de vários pontos do país, para serem distribuídas por migrantes que a valência da Mutualista Covilhanense está a acompanhar.

O acordo celebrado ontem, na Casa Moura, onde o Balcão está localizado, prevê a continuidade deste tipo de ações, bem como a organização de iniciativas conjuntas, de índole social e cultural, com vista à integração da população migrante da região.

“Estamos agora a atravessar um período particularmente difícil, devido à guerra na Ucrânia, e esta parceria é importante para que possamos dar uma melhor resposta aos migrantes que necessitam do nosso apoio, entre os quais os cidadãos ucranianos, que já nos começaram a procurar”, realçou durante a cerimónia António Rebordão, da Direção da Mutualista Covilhanense.

O diretor destacou, ainda, “a relevância do trabalho que o Lions Club Cova da Beira tem vindo a desenvolver ao longo dos 41 anos de existência e o contributo que pode dar ao nível da migração” ao lado da associação.

Por seu turno, a governadora do Lions Club Internacional D115 CS, Sofia Félix, que se deslocou à Covilhã para este ato formal, lembrou que “Portugal é um país de migrantes, tem a sua diáspora portuguesa e, portanto,há a obrigação de acolhermos porque também fomos acolhidos”.

“É importante essa oportunidade de recomeço que a Mutualista está a proporcionar às pessoas através do Balcão e que o Lions contribua para esse recomeço”, acrescentou Sofia Félix.

Criado em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o Balcão do Migrante da Mutualista Covilhanense tem como missão auxiliar na integração de migrantes que chegam à Cova da Beira e também quem quer partir para outro país.

Até ao momento já recebeu, através dos atendimentos,cerca de 130 processos de migrantes, de mais de 25 nacionalidades diferentes, tendo já conseguido resolver 90% das situações.

O Balcão do Migrante presta apoio documental, jurídico e social.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: