Museu do Canteiro, 20 de Março, domingo, às 15 horas
A Biblioteca Comunitária de Alcains promove no próximo domingo, dia 20, às 15 horas, no Museu do Canteiro, um Encontro com Rui Dias Monteiro que apresentará o seu projecto: João José Maria Calhau, um livro-poema para crianças e adultos, numa proposta de actividade familiar com que a Biblioteca Comunitária de Alcains celebra a Poesia e a Criatividade.
João José Maria Calhau “é um livro-poema sobre um rapaz com cabeça de criança e corpo de montanha, cuja mãe é um vulcão a trabalhar no sol”; mas é também um convite às várias possibilidades de contar uma história numa narrativa plástica e poética que permite levantar voo através da criatividade de cada um.
Uma narrativa em livro-poema que Rui Dias Monteiro apresenta em Alcains para celebrar o Dia Mundial da Poesia, onde podem participar crianças acompanhadas por adultos; mas também se apresenta como um desafio para educadores e professores que a podem reproduzir e ampliar na sua sala de aulas.
Rui Dia Monteiro é artista visual, fotógrafo e poeta.
Nasceu em Castelo Branco, em 1987, e vive em Lisboa.
Frequentou o Curso Avançado de Fotografia e Projecto Individual no Ar.Co e a partir de 2016 a Pós-Graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Tem um percurso que o leva à cidade de São Paulo, Brasil, para participar nas Residências Artísticas da Fundação Armando Alvares Penteado e mais tarde, em 2019, como artista residente, no Pivô Pesquisa, E integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPTzinho) dirigido por Antunes Filho.
É autor de vários livros de Poesia e Fotografia, dois dos títulos de poesia: “Fazer Fogo à Noite” e “Reunião de Pedras”, ambos da editora “não edições”, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Comunitária de Alcains.
Esta iniciativa conta com o apoio logístico do Museu do Canteiro e da ALBIGEC.