22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioDesportoOrluis Aular da Caja Rural vence primeira etapa da 39.ª edição da...

Orluis Aular da Caja Rural vence primeira etapa da 39.ª edição da Volta ao Alentejo

Venezuelano venceu a primeira etapa da 39.ª edição da prova, depois de já ter brilhado na Arrábida.

O ciclista venezuelano Orluis Aular (Caja Rural) prolongou nesta quarta-feira o seu idílio em Portugal, ao vencer a primeira etapa da 39.ª Volta ao Alentejo, prova que também lidera, apenas três dias depois de conquistar a Clássica da Arrábida.

Aular voltou a mostrar-se superior ao pelotão nacional, impondo-se ao sprint ao seu companheiro português Iuri Leitão, com o duo da Caja Rural, que cumpriu a tirada em 4h05m56s, a bater Leangel Linarez e João Matias, a dupla da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, que ficou com os terceiro e quarto lugares.

“A equipa fez um grande trabalho do princípio ao fim. Sabíamos que, depois da última curva, eram 300 metros, e a ideia era tentar eu de longe e, se falhasse, o Iuri podia passar-me ao sprint. Tomei a iniciativa e consegui”, descreveu o primeiro camisola amarela da 39.ª “Alentejana”.

Envolto numa “nuvem” de poeira, o pelotão partiu de Vendas Novas para os 176,7 quilómetros até Sines e os ataques foram-se sucedendo, sem sucesso, até que Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes, ambos da ABTF-Feirense, se destacaram, percorridos que estavam 45 quilómetros.

O duo foi rapidamente alcançado por Tiano da Silva (ProTouch), César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar), com os fugitivos a atingirem uma vantagem máxima de quatro minutos, paulatinamente reduzida graças ao trabalho da Euskaltel-Euskadi.

A aventura da jornada acabou a 20 quilómetros da meta, já sem Tiano da Silva entre os fugitivos, mas não sem antes Caixas ter assegurado a liderança de três classificações: da montanha, das metas volantes e da juventude.

“Isto é fruto do trabalho que eu tenho vindo a desenvolver. Não tem sido fácil conciliar a faculdade com o ciclismo e tenho-me aplicado ao máximo, porque este é um ano de afirmação, porque é o meu último como sub-23. Quero afirmar-me como um bom ciclista para dar um passo em frente”, reconheceu o jovem estudante de Engenharia Electrotécnica, de 21 anos.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: