21.1 C
Castelo Branco
Sábado, Maio 21, 2022
No menu items!
InícioDesportoCICLISMO: Português e Espanhol combinam vitória em Portel na 39ª Volta ao...

CICLISMO: Português e Espanhol combinam vitória em Portel na 39ª Volta ao Alentejo

Xabier Azparren é o novo líder da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés.

O espanhol de 23 anos da Euslkaltel-Euskadi venceu a chegada a Portel que concluiu o dia mais longo desta edição.

A segunda etapa terminou com 187,7 quilómetros e com Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes- Boavista) imediatamente atrás do vencedor que, fruto das bonificações, destronou o anterior comandante, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), que foi terceiro classificado a sete segundos do registo vencedor.

Azparren é agora Camisola Amarela Delta Cafés enquanto o venezuelano Aular veste a Camisola Vermelha Correio da Manhã dos Pontos.

Faltavam poucos quilómetros para o fim quando Xabier Azparren e Tiago Machado conseguiram escapar do pelotão.

No entendimento entre os dois foi combinado que o jovem basco trabalhava na fuga, ou seja, imprimia ritmo para não serem alcançados e no fim o português comprometia-se a não sprintar deixando a vitória na etapa para o basco.

Assim foi. “É um dos melhores momentos da minha vida”, confessou Azparren com um largo sorriso, após conquistar em Portel o primeiro triunfo como profissional de ciclismo.

“Vinha para esta prova com bastante esperança e hoje as coisas aconteceram. O Tiago (Machado) é um senhor. Disse-me que a vitória seria para mim e agradeço que tenha cumprido com a palavra. Envergar a camisola de líder é incrível e faz-me muito feliz”.

Sobre os próximos dias advertiu para o perigo que representa a proximidade de Orluis Aular na classificação geral a apenas três segundos e, por essa razão, admite que pode perder a liderança.

No entanto, espera conseguir vantagem no contrarrelógio do próximo sábado que é mais ao seu jeito.

Alqueva emoldura “Alentejana”

Esta foi a etapa mais longa da “Alentejana”com 187,7 quilómetros entre Beja e Portel.

No pelotão estavam 122 homens, num dia marcado por várias fugas e pelo grande lago de Alqueva contornado e atravessado em vários momentos pela corrida.

Entre os fugitivos Chris Jacobus Jooste foi um dos que mais se distanciou do pelotão.

O sul africano esteve com mais de dois minutos e meio de vantagem, mas a faltarem 25 quilómetros o corredor da JV Perfis/Windmob seria alcançado.

Xabier Azparren, o novo Camisola Amarela

A história da tirada seria depois completada pela última escapada, a dos dois homens que chegaram isolados à meta.

Com uma única contagem para o Prémio da Montanha, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom, Marcos Car) tratou de amealhar mais pontos para reforçar a Camisola Verde Carclasse Jaguar.

Por continuar a ser o melhor jovem em prova (21 anos) apesar de ter descido para a sexta posição da geral, Caixas manteve a Camisola Branca CMTV.

Ó Elvas, ó Elvas

Esta sexta-feira, o pelotão da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés cumpre a terceira etapa e 17 anos depois regressa à cidade fortificada de Elvas, Património Mundial da Unesco.

Esta será uma etapa raiana com 176,6 quilómetros que vai terminar em Ponte de Sor, na Avenida da Liberdade.

O percurso inclui Metas Volantes em Monforte, Avis e Foros de Arrão e apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

Prevê-se que o final aconteça pouco depois das 16 horas.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: