22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalExposição assinala as comemorações do Centenário da Descoberta de insulina, 1921-2021

Exposição assinala as comemorações do Centenário da Descoberta de insulina, 1921-2021

A mostra fica patente na Faculdade de Ciências da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) recebe a exposição que assinala como comemorações do Centenário da Descoberta de insulina, 1921-2021″.

A mostra fica patente a partir de hoje, com inauguração às 12h00.

A iniciativa foi criada para assinalar este marco revolucionário no tratamento da diabetes e um dos feitos mais memoráveis na história da medicina.

Os visitantes são convidados a descobrir os principais marcos históricos referentes ao tratamento da diabetes iniciada no antigo Egipto (1550 A.C.), onde já havia referência a uma doença semelhante ao diabetes; e terminando em 1921, ano em que a insulina foi descoberta e aplicada com sucesso pela primeira vez.

“O que acontecia antigamente é que as pessoas morriam ao fim de alguns dias ou semanas, pelo que a grande revolução da descoberta da insulina foi levar estas pessoas à vida e integrá-las na sociedade. Como as pessoas passaram o saber gerir a sua própria doença, com o doente a autocontrolar e administrar o próprio tratamento. Esta exposição pretende mostrar a todos os portugueses a fantástica jornada de tratamento que salva vidas.”, destaca Luís Gardete Correia, Presidente da Fundação Ernesto Roma e médico endocrinologista.

A comemoração é da responsabilidade da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina, composta por elementos que acompanham mais de meio século da história da insulina.

A Comissão foi criada para trabalhar com Instituições e Sociedades ligadas ao tratamento do diabetes no programa vasto de atividades adequadas à ocasião, que teve início em novembro de 2020.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: