11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalMunicípio da Sertã associa-se a campanhas de sensibilização no Dia Mundial da...

Município da Sertã associa-se a campanhas de sensibilização no Dia Mundial da Água

A 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água e o Município da Sertã associa-se a campanhas que visam sensibilizar a população para a responsabilidade de preservar este recurso natural, apelando à consciencialização de todos para o uso sustentável da água.

Assim, o Município da Sertã convida a população a associar-se ao movimento “H2OFF” promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas que desafia a fechar a torneira no dia 22 de março, às 22 horas, durante 60 minutos, suspendendo regas, fontes decorativas e utilização de torneiras.

Esta iniciativa tem abrangência nacional e pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Também no âmbito da poupança e uso eficiente da água, o Município da Sertã associa-se à campanha da Águas do Vale do Tejo “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”.

A campanha surge em resposta à situação de seca severa e apela à mudança de comportamentos, incentivando a poupança de água, bem como o uso racional deste recurso precioso e finito.

Esta campanha é composta por diversos suportes de comunicação, onde se inclui um folheto com dez conselhos para fazer um uso eficiente da água.

Refira-se que o Município da Sertã tem vindo a implementar diversas medidas conducentes a uma gestão mais eficiente da água.

Ao nível da prevenção, tem vindo a ser feita a atualização do inventário dos recursos disponíveis no concelho, que poderão ser mobilizáveis em caso de agravamento da situação.

No que diz respeito a regas, tem instalado equipamentos/tecnologias associados à rega, que promovem o aumento da eficiência e da sustentabilidade das zonas verdes.

Relativamente à redução do consumo da água, o Município da Sertã tem desenvolvido esforços no sentido de otimizar a monitorização e controlo das perdas de água na rede de abastecimento e implementação de novas  Zonas de Medição e Controlo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading