10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioDesporto1ª Taça de Portugal de Juniores em ciclismo de estrada

1ª Taça de Portugal de Juniores em ciclismo de estrada

Bairrada mostra superioridade em Proença-a-Nova

A Vila Beirã acolheu este domingo a primeira prova da Taça de Portugal de juniores, com um numeroso pelotão de cerca de 120 atletas.

Este troféu engloba atletas de todo o país, com as principais equipas desta categoria de formação a marcarem presença.

A Associação de Ciclismo da Beira Interior, com o apoio do município proencense organizou o evento, tendo a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo, parceira institucional e proprietária da Taça de Portugal de Juniores.

Pelas 11h da manhã foi dada a partida para um percurso de cerca de 83 km, composto por duas voltas bastante semelhantes a um circuito bastante sinuoso que esteve maioritariamente distribuído para a zona sul do concelho de Proença-a-Nova.

Desde início os ataques dos atletas do Bairrada CC mostraram a vontade de dominar a corrida, com o “menino” da terra, o proencense Gonçalo Tavares a seguir na fuga do dia despoletada por António Morgado (Bairrada), composta por 6 atletas, 3 dos quais pertencentes ao Bairrada.

O pelotão tudo tentou para anular o domínio dos atletas do Bairrada, António Morgado, Gonçalo Tavares e o Campeão Nacional Ruben Rodrigues, que com eles levaram Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Tiago santos (Alcobaça C C / Crédito Agrícola) e Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).

Os 6 atletas seguiram juntos durante mais de 30km, sempre ganhando tempo ao pelotão que foi incapaz de anular a diferença. Perto da primeira passagem em Proença-a-Nova, António Morgado acabou por fazer diferença na subida para o parque industrial e, com quase 50km a faltar para o fim da corrida mostrou porque é um dos atletas de formação mais fortes do pelotão internacional.

Os preparativos de uma das equipas antes da partida

Quilómetro após quilómetro António Morgado seguiu a solo, sempre a ganhar tempo ao grupo perseguidor, acabando por entrar na meta com uma média superior a 40km/h e mais de 6 minutos de vantagem para o segundo classificado Gonçalo Tavares (Bairrada) e terceiro classificado Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).

O pelotão chegou quase 10 minutos depois.

Por equipas o Bairrada fechou o trio com a entrada do campeão nacional Ruben Rodrigues em 6º lugar, vencendo a classificação coletiva.

Para a ACBI estes eventos são de grande importância, trazendo para a região um coletivo de mais-valias que ano após ano vão fazendo crescer o ciclismo na Beira Interior.

Apesar de haver pouca expressão do ciclismo de estrada no interior do país, o ciclismo de formação está em crescimento e estes eventos despertam nos jovens o interesse pela modalidade.

Por outro lado, estes eventos representam um impacto económico direto bastante considerável na hotelaria, restauração, comércio e serviços, dos locais onde são realizados.

A ACBI agradece ao Município de Proença-a-Nova a forma empenhada com que se envolveu no evento, referindo que o concelho tem condições ideais para a realização destes eventos, quer de ciclismo de estrada, quer de outras vertentes do ciclismo, nomeadamente o BTT.

O calendário da Beira Interior segue já a 10 de abril com a realização da 1ª prova do Troféu de Maratonas da Beira Interior, na Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, numa organização local do Indústria Futebol Clube Cebolense.

*Créditos das fotos: João Fonseca FPC

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: