Bairrada mostra superioridade em Proença-a-Nova
A Vila Beirã acolheu este domingo a primeira prova da Taça de Portugal de juniores, com um numeroso pelotão de cerca de 120 atletas.
Este troféu engloba atletas de todo o país, com as principais equipas desta categoria de formação a marcarem presença.
A Associação de Ciclismo da Beira Interior, com o apoio do município proencense organizou o evento, tendo a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo, parceira institucional e proprietária da Taça de Portugal de Juniores.
Pelas 11h da manhã foi dada a partida para um percurso de cerca de 83 km, composto por duas voltas bastante semelhantes a um circuito bastante sinuoso que esteve maioritariamente distribuído para a zona sul do concelho de Proença-a-Nova.
Desde início os ataques dos atletas do Bairrada CC mostraram a vontade de dominar a corrida, com o “menino” da terra, o proencense Gonçalo Tavares a seguir na fuga do dia despoletada por António Morgado (Bairrada), composta por 6 atletas, 3 dos quais pertencentes ao Bairrada.
O pelotão tudo tentou para anular o domínio dos atletas do Bairrada, António Morgado, Gonçalo Tavares e o Campeão Nacional Ruben Rodrigues, que com eles levaram Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Tiago santos (Alcobaça C C / Crédito Agrícola) e Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).
Os 6 atletas seguiram juntos durante mais de 30km, sempre ganhando tempo ao pelotão que foi incapaz de anular a diferença. Perto da primeira passagem em Proença-a-Nova, António Morgado acabou por fazer diferença na subida para o parque industrial e, com quase 50km a faltar para o fim da corrida mostrou porque é um dos atletas de formação mais fortes do pelotão internacional.
Quilómetro após quilómetro António Morgado seguiu a solo, sempre a ganhar tempo ao grupo perseguidor, acabando por entrar na meta com uma média superior a 40km/h e mais de 6 minutos de vantagem para o segundo classificado Gonçalo Tavares (Bairrada) e terceiro classificado Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).
O pelotão chegou quase 10 minutos depois.
Por equipas o Bairrada fechou o trio com a entrada do campeão nacional Ruben Rodrigues em 6º lugar, vencendo a classificação coletiva.
Para a ACBI estes eventos são de grande importância, trazendo para a região um coletivo de mais-valias que ano após ano vão fazendo crescer o ciclismo na Beira Interior.
Apesar de haver pouca expressão do ciclismo de estrada no interior do país, o ciclismo de formação está em crescimento e estes eventos despertam nos jovens o interesse pela modalidade.
Por outro lado, estes eventos representam um impacto económico direto bastante considerável na hotelaria, restauração, comércio e serviços, dos locais onde são realizados.
A ACBI agradece ao Município de Proença-a-Nova a forma empenhada com que se envolveu no evento, referindo que o concelho tem condições ideais para a realização destes eventos, quer de ciclismo de estrada, quer de outras vertentes do ciclismo, nomeadamente o BTT.
O calendário da Beira Interior segue já a 10 de abril com a realização da 1ª prova do Troféu de Maratonas da Beira Interior, na Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, numa organização local do Indústria Futebol Clube Cebolense.
*Créditos das fotos: João Fonseca FPC