27.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioNacionalDesafios do Turismo vão estar em debate durante quatro dias no 8.º...

Desafios do Turismo vão estar em debate durante quatro dias no 8.º Fórum Vê Portugal

  • Tomar recebe em junho o maior evento nacional sobre turismo interno, com o tema “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.

A cidade de Tomar vai receber, de 6 a 9 de junho, a 8.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados ao turismo interno. 

Tomar sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores.

Este ano, o tema central do evento é “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.

A apresentação do evento aconteceu hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal tomarense, de João Freitas Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, e de Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância da realização deste fórum.

“O Fórum Vê Portugal foi criado com a ideia inicial de fazermos a discussão do turismo interno. Hoje, confirma-se que o mercado nacional é uma peça-chave na procura turística no nosso país, tendo contribuído decisivamente para mitigar os efeitos da pandemia. Nesta edição, vamos ter como tema central a discussão do período pós-covid. Vamos debater as formas como a indústria do turismo vai reagir para enfrentar os novos desafios da atividade turística”, explicou Pedro Machado. “Com este Vê Portugal, vamos mostrar ao setor do turismo e à opinião pública que estamos num processo de restaurar a confiança no crescimento da atividade, assim como estamos a restaurar a confiança dos mercados internacionais. Em Tomar, vão estar os maiores especialistas nacionais e internacionais a debater estes assuntos”, acrescentou.

Anabela Freitas, por sua vez, elogiou a escolha de Tomar como palco do encontro de quatro dias, “que tem uma dimensão nacional”. “Todos nós somos também turistas. Nessa condição, o que procuramos agora é diferente do que procurávamos antes da pandemia. Os players da atividade turística precisam de se reinventar para se adequarem às novas tendências. Para isso, precisamos de espaços para debater e trocar ideias, para termos discussões estratégicas sobre o setor do turismo. Este fórum é um espaço privilegiado para isso. Espero por todos em Tomar, para uma discussão que será muito profícua”, assinalou.

João Freitas Coroado saudou o facto de o Fórum acontecer de forma presencial.

“O turismo é uma área muito cara ao Instituto Politécnico de Tomar. Este evento constitui uma oportunidade muito relevante para os seus estudantes e investigadores apresentarem resultados dos seus trabalhos e para conversarem com operadores turísticos. É importante sabermos os caminhos que estão a ser trilhados neste setor. É com muito gosto que o Instituto Politécnico de Tomar é parceiro neste evento”, frisou.

Um programa recheado de interesse

Coube a Adriana Rodrigues apresentar o programa do Fórum Vê Portugal.

A grande novidade da edição deste ano é o aumento da duração do evento, que passa a ser de quatro dias.

Este programa alargado deve-se à realização de uma bolsa de contactos e de uma visita guiada ao território.

Na tarde de dia 6 de junho, no Hotel dos Templários, terá lugar um “Programa One-To-One Meetings”, em que são convidados a participar os operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do setor do Turismo.

Os objetivos deste programa são promover uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes, além de promover internamente o Centro de Portugal enquanto destino privilegiado de uma diferenciação de produtos turísticos.

A inscrição será gratuita.

Os dias 7 e 8 de junho, no Cine-Teatro Paraíso, serão preenchidos por seis painéis, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo em Portugal.

No dia 7, o primeiro painel, “Novas tendências no comportamento do turista”, terá como palestrantes já confirmados Mauro Paulino, psicólogo e coordenador do livro “A Psicologia da Pandemia”, Marta Poggi, palestrante e consultora de turismo digital, António Neves, Industry Manager-Travel da Google, e Tiago Phillimore, responsável pelas áreas de eCommerce e Digital da TAP.

O painel 2, “O capital humano nas organizações: impactos e mudanças”, contará com Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, e Ana Paula Pais, diretora coordenadora de Formação no Turismo de Portugal.

O terceiro painel, “Covid-19 e a emergência de novos produtos turísticos”, terá como protagonistas Sérgio Nunes, diretor do Centro de Investigação Aplicada em Economia e Gestão do Território, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, e Pedro Pedrosa, CEO na empresa Portugal A2Z Walking & Biking,

“Covid-19 e o impacto na oferta turística” será o tema do quarto painel, já no dia 8, com Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e Francisco Vieira Pita, Administrador e CCO da ANA – Aeroportos de Portugal.

O painel 5, “Covid-19 e internacionalização da marca Portugal”, será com Carlos Coelho, CEO da Ivity Brand Corp, e José Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting.

O último painel, “Vamos falar do futuro: há como antecipar novas crises?”, estará a cargo de Paulo Fernandes, presidente do Conselho Estratégico da Região Centro, e Miguel Poiares Maduro, professor universitário.

No dia 9 de junho, os oradores, convidados, jornalistas e operadores turísticos são convidados a integrar a “Vê Tomar”, uma visita guiada à cidade templária, com passagem pelo Complexo Cultural da Levada de Tomar, Sinagoga, Centro Histórico, Convento de Cristo e Castelo Templário.

O programa completo do Fórum Vê Portugal pode ser consultado em https://bit.ly/3tzP9lB ou www.facebook.com/forumveportugal e o filme de apresentação do evento está disponível em https://youtu.be/CejGZEha3Mg.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, acompanhado de Anabela Freitas

Turismo do Centro homenageia personalidades em Jantar Oficial

Já uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum, o Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 7, será um dos momentos altos do programa.

Esta é a ocasião em que o Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.

Durante o Jantar de Gala, no Hotel dos Templários, serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo, assim como os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.

As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis em https://bit.ly/3wpO55l.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

Destaque ainda para a entrega dos Prémios “Best of Responsible Trails Portugal”, que terá lugar na tarde do dia 7.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: