10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Vila de Rei aprova Protocolo para implementação do projeto ‘uniquePATHS’...

Município de Vila de Rei aprova Protocolo para implementação do projeto ‘uniquePATHS’ no Concelho

O Executivo Municipal de Vila de Rei aprovou, por unanimidade na sua ordinária de 18 de março, a proposta de Protocolo de Colaboração a assinar com a Municípia – Empresa de cartografia e Sistemas de Informação E.M., S.A., com vista para a implementação no Concelho do projeto ‘uniquePATHS’.

O projeto prevê a possibilidade de criação de novas rotas turísticas, permanentemente ativas e dinâmicas, através de uma plataforma on-line que visa aproximar os interesses da comunidade com a procura turística, aliados ao vasto património cultural que o Município oferece.

Como rotas – chamadas de PediRotas – são criadas por cidadãos locais – a que se dá o nome de PediGuias.

Estes percursos pedestres são formulados e concebidos pela PediGuias, mediante o seu gosto e conhecimento do território.

Cada PediGuia vai, desta forma, criar compensações financeiras para si, mediante cada percurso criado em que acompanhe, como guia, um grupo de caminhantes.

De acordo com a proposta de Protocolo, a Municípia compromete-se a garantir o funcionamento da plataforma online que serve de base aos ‘uniquePATHS’, dar suporte aos PediGuias em todo o processo de inscrição na plataforma e na criação de PediRotas e de comunicar a plataforma no âmbito geográfico nacional.

Por seu lado, o Município de Vila de Rei será responsável por promover a adoção de pessoas que os PediGuias e que criam as PediRotas, informando sobre as rotas e pontos de interesse com mais significado e promover e dinamizar a plataforma.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, disse que “a assinatura deste Protocolo possibilitar a criação de novas rotas e percursos que mostram os pontos mais variados turísticos e culturais do nosso Concelho aos caminhantes que iremos receber. Ao mesmo tempo, estamos a criar valor para os nossos residentes, para os nossos visitantes e para os operadores turísticos Vilarregenses.”

Todos os interessados em desenvolver trabalho enquanto PediGuia ou solicitar informações adicionais poderão entrar em contato com o Gabinete de Turismo do Município de Vila de Rei através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-viladerei.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: