23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioNacionalGeoparques UNESCO portugueses na Bolsa de Turismo de Lisboa

Geoparques UNESCO portugueses na Bolsa de Turismo de Lisboa

Este ano o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO participou na Bolsa de Turismo de Lisboa, num stand conjunto dos Geoparques Portugueses, com o objectivo de dar a conhecer a marca Geoparque, reafirmar estes territórios enquanto destinos de Turismo Sustentável e potenciar produtos turísticos em rede.

Num grande espaço institucional de 144 m2 estiveram representados os cinco Geoparques UNESCO (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela) assim como dois territórios em fase de preparação de candidaturas (Oeste e Algarvensis).

Esta participação conjunta inédita resultou do trabalho em rede entre os Geoparques e o Turismo de Portugal, focado na qualificação da oferta turística, desenvolvimento de produto e promoção.

A inauguração contou com a visita especial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou o trabalho dos Geoparques e conheceu a marca internacional GEOfood.

Também a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, congratulou e enfatizou o reconhecimento do Governo Português pelo trabalho dos Geoparques Portugueses para a coesão territorial e para a preservação e valorização do riquíssimo património dos Geoparques.

BTL

A ministra fez questão de gravar um vídeo de apoio onde reiterou o orgulho do Governo nestes territórios UNESCO.

Teresa Ferreira, directora do departamento de Dinamização de Recursos do Turismo de Portugal, e os representantes dos 5 Geoparques Mundiais da UNESCO apresentaram ao público profissional alguns projetos em rede, como os Programas 100% Responsible, a Formação Executiva “Geoturismo by Geoparks”, a GEOfood, o Catálogo de Investigação Científica e o Concurso de Fotografia.

Foi também apresentada a Semana dos Parceiros do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro 2022.

Este ano a iniciativa decorrerá entre 4 e 11 de Abril, com actividades de Norte a Sul do país, incluindo diversos eventos nos Geoparques, tendo Zélia Estevão, do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, sublinhado o papel ativo dos 5 Geoparques na dinamização desta rede.

Também a marca internacional GEOfood esteve em grande destaque com provas diárias, onde foi promovida a parceria com a plataforma SmartFarmer da Oikos, através da qual é possível comprar produtos GEOfood de todos os Geoparques, em qualquer parte do país.

Além da oferta turística em rede, ao longo de 5 dias foram sendo apresentados vários projetos e produtos turísticos de cada território, nomeadamente o Trilho Internacional dos Apalaches em Oleiros e o Mercado da Bio-Região de Idanha-a-Nova, no Geopark Naturtejo.

Para Armindo Jacinto, Presidente do Conselho de Administração da Naturtejo EIM, esta participação conjunta trouxe aos Geoparques uma grande visibilidade e um grande destaque em toda na feira, tendo dado ao Geopark Naturtejo uma enorme notoriedade.

Foram várias as entidades nacionais e regionais que quiseram marcar presença, assim como autarcas dos territórios classificados e empresas parceiras do sector turístico.

O stand dos Geoparques Portugueses recebeu a visita da Comissão Nacional da UNESCO, representada pela Secretária Executiva, Rita Brasil de Brito.

A Bolsa de Turismo de Lisboa é reconhecida como o evento mais importante na área do Turismo em Portugal e como um ponto de encontro de profissionais, que regressou após dois anos de interrupção forçada, com mais de 1.400 expositores, para apresentar as novas tendências dos vários segmentos turísticos e com a ambição de promover a rápida retoma do sector.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: