26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioNacionalNavigator marca presença na 54ª edição da AGRO em Braga

Navigator marca presença na 54ª edição da AGRO em Braga

Feira decorre entre os dias 24 e 27 de março

A The Navigator Company vai marcar presença na 54ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorre entre os dias 24 e 27 de março no Altice Forum Braga, através de um stand do seu projeto “Produtores Florestais”,como objetivo de partilhar boas práticas e conhecimento em torno do que de melhor se faz na floresta em Portugal.

Ao participar na edição deste ano da feira, a The Navigator Company pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido em prol dos produtores e dos proprietários florestais, reforçando o seu papel enquanto principal agente dinamizador da floresta portuguesa, com apoios atribuídos a estes agentes visando o fomento florestal.

A Empresa tem vindo a desenvolver uma relação de parceria com produtores e proprietários florestais,assente na partilha de conhecimento e em ações pedagógicas em torno dos valores da gestão florestal sustentável, produtividade e certificação florestal.

Por outro lado, pela via do arrendamento, os mais de 2.500 proprietários florestais depositam na empresa a confiança da gestão profissional das suas terras, contribuindo para a criação de uma floresta bem gerida, mais produtiva e também mais segura através da gestão de combustíveis, controlo de pragas e doenças e pelo apoio profissional no combate a incêndios florestais (AFOCELCA).

De referir também que a Navigator promove o melhoramento genético de elevada qualidade, disponibilizando, para esse efeito, plantas melhoradas aos produtores florestais a preços beneficiados.

Por outro lado, tem contribuído para estimular as melhores práticas silvícolas, através de programas formativos e parcerias com outras entidades, e tem apoiado as entidades de certificação florestal.

Além disso, todos os serviços que a The Navigator Company necessita nas áreas que gere são subcontratados a empresas locais, exceto quando não existem, contribuindo para a economia rural e para desenvolver um setor de prestação de serviços em torno da floresta.

No decorrer da feira, além de poderem consultar a revista Produtores Florestais – ficando a conhecer este projeto pioneiro no setor florestal que abrange proprietários, produtores, prestadores de serviços, associações florestais, poder local, indústria, entre outros –, os visitantes poderão, também,conhecer algumas das espécies florestais e ornamentais criadas nos Viveiros Aliança da Empresa – os maiores viveiros da Europa –,e o projeto e-globulus, baseado na partilha de conhecimento sobre o eucalyptus globulus, uma das espécies mais produtivas e adaptáveis às variadas condições de solo, clima e pragas do país.

Ao longo dos quatro dias da feira, haverá ainda oportunidade para degustar os vinhos produzidos pela Herdade de Espirra, propriedade da The Navigator Company, ficando a conhecer a sua história, bem como os galardões arrecadados recentemente nos concursos nacionais e internacionais em que foram avaliados.

Através do projeto “Produtores Florestais”, a Empresa tem vindo a promover várias sessões de esclarecimento junto de associações florestais, tendo já marcado presença, nos últimos anos, em diversos eventos realizados em diferentes regiões do país, tais como a Expo Mortágua, Agro Global (Santarém), a Feira das Colheitas (Arouca) e a Feira de Albergaria-a-Velha.

Num país dominado por assimetrias regionais, a economia da floresta reúne um potencial ímpar de fixação das populações, nomeadamente no mundo rural.

A atividade florestal é um elemento fundamental para se garantir o interesse dos proprietários florestais em gerir e cuidar dos terrenos, contrariando a tendência de abandono do território e mitigando os riscos de incêndio inerentes à floresta sem gestão ativa.

Além da revista, o projeto Produtores Florestais está disponível através de mais três canais de comunicação: o websitewww.produtoresflorestais.pt -, e as redes sociais Facebook e Instagram.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: