23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalDia Mundial da Árvore celebrado na Herdade do Vale Feitoso e em...

Dia Mundial da Árvore celebrado na Herdade do Vale Feitoso e em Idanha-a-Nova

Educação Ambiental

No passado dia 21 de março, o Município de Idanha-a-Nova em parceria com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO organizaram uma ação para celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

A ação decorreu na Herdade do Vale Feitoso, em Penha Garcia, e contou com a participação dos alunos da turma de 3º e 4º Anos da EB1 de Monsanto, dos alunos da EB1 de Penha Garcia e do JI de Penha Garcia.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acompanhou a atividade, que foi dinamizada com a colaboração do administrador executivo da Herdade do Vale Feitoso, Ricardo Estrela.

Apesar do dia chuvoso, os alunos procederam à plantação de árvores folhosas nativas (carvalhos e freixos) junto à entrada da Herdade, num local de fácil acesso, onde poderão acompanhar o crescimento das suas árvores, cuidarem delas e visitá-las sempre que queiram, com as suas famílias.

A parte teórica da atividade decorreu nas instalações da Herdade, onde foi feita uma introdução sobre a mesma e as suas atividades, as principais espécies de árvores que contém, outras plantas e os animais que lá habitam. Houve tempo ainda para um lanchinho oferecido pela Herdade, recentemente adquirida pela empresa espanhola Vestein.

O dia ficará ainda registado na memória de todos os alunos e professoras, já que receberam um diploma de Guardiões da Natureza, uma vez que a partir deste Dia da Árvore todos foram desafiados a serem os cuidadores das árvores que plantaram na Herdade.

Esta iniciativa enquadrou-se na ação “Pensar Fora da Caixa” do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE – 2ª fase), promovido pela CIMBB e financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

De tarde, na Escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, foi hasteada a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas, relativa ao ano letivo 2020/2021.

No momento, participaram o diretor do Agrupamento de Escolas, o presidente e a vice-presidente do Município, a professora coordenadora e a técnica municipal interlocutora do Eco-Escolas, várias professoras e alunos que participam no programa.

Este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul Europa às escolas que desenvolvem ações de educação ambiental para a sustentabilidade, envolvendo a comunidade escolar.

Na dinamização das atividades o Agrupamento contou com diversas entidades parceiras, tais como o Município de Idanha-a-Nova, o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, a Quercus, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, entre outras.

Por causa da chuva ficaram adiadas outras ações de plantação de árvores e de interpretação da Natureza destinadas a alunos do Agrupamento, que estavam previstas decorrer também nessa tarde.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: