10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalAssociação Ibérica de Turismo do Interior toma posse em Idanha

Associação Ibérica de Turismo do Interior toma posse em Idanha

Os órgãos sociais da Associação Ibérica de Turismo do Interior (AITI), com sede em Idanha-a-Nova, tomaram posse no passado dia 29 de março.

A direção da AITI é presidida por Miguel Martins, para quem esta associação “tem como objetivo unir e valorizar os recursos de Portugal e de Espanha na área do turismo, bem como agrupar os empresários do sector para criar marcas fortes que coloquem as regiões de fronteira no mapa do turismo ibérico”.

“A AITI nasce porque achamos que está na hora de mudar o relacionamento entre Portugal e Espanha e ver na união destes dois territórios uma oportunidade de futuro, no que ao turismo diz respeito. Queremos que a fronteira não seja mais que uma linha territorial geográfica que divide os dois países. A AITI não é, nem será, uma associação local, mas sim transfronteiriça que quer representar o interior ibérico”, acrescenta Miguel Martins.

A cerimónia teve lugar no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que realizou aqui o seu último ato público antes de assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional no novo Governo.

Isabel Ferreira felicitou os promotores da AITI e declarou que “a criação desta associação tem grande importância para o Governo português, que assume com o Governo espanhol uma prioridade absoluta no desenvolvimento comum das regiões transfronteiriças”.

“Na última Cimeira Portugal – Espanha, um dos projetos prioritários acordados para o ano de 2022 tem a ver com a agenda turística e cultural em territórios transfronteiriços. O objetivo é, através de um grupo de trabalho de Portugal e Espanha, apresentar estratégias e planos de ação e faço, desde já, o desafio para esta associação ser um parceiro para a concretização deste projeto prioritário”, afirmou a governante.

“Precisamos de projetos como esta associação para consolidar a cooperação transfronteiriça que é tão importante para ambos os países”, acrescentou.

A Associação Ibérica de Turismo do Interior tem sede em Idanha-a-Nova, um concelho que se destaca pela cooperação com Espanha e pela localização geográfica equidistante entre Lisboa, Porto e Madrid.

O presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, defende que “a valorização de Portugal passa pela cooperação com Espanha”.

“É importante trabalharmos em parceria para desenvolver o sector do turismo e estruturar a oferta do nosso território comum, o espaço ibérico, que é o maior destino de turismo do mundo”, afirmou Armindo Jacinto.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considera que “o mundo tem vontade de conhecer melhor Portugal e Espanha, sobretudo os mercados ainda não maduros. O desafio é apresentarmos uma oferta estruturada aos mercados emissores de turistas, para que aqueles que vêm visitar Portugal e Espanha possam conhecer toda a oferta turística destes territórios”.

A Associação Ibérica de Turismo do Interior é presidida por Miguel Martins e tem António Trigueiros de Aragão como presidente da Assembleia Geral e Maria José García Curto como presidente do Conselho Fiscal, para o Quadriénio 2022-2025.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: