21.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalSemana de atividades levou Poesia a diversos locais do concelho da Sertã

Semana de atividades levou Poesia a diversos locais do concelho da Sertã

Durante uma semana o concelho da Sertã celebrou a Poesia.

As atividades iniciaram-se no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, e levaram a diversos locais do concelho a poesia nas suas mais diversas formas: arruadas poéticas nas vilas de Cernache do Bonjardim e Sertã, estendal de poesia, oficinas de poesia e momentos musicais.

Mais de centena e meia de pessoas aderiu às diversas iniciativas, traduzindo-se numa adesão significativa.

De um modo geral, a iniciativa foi muito bem recebida pela população que, em diversos momentos, sugeriu que se repetisse noutras ocasiões.

Durante a ação

Nas oficinas dinamizadas pelo escritor Maurício Leite, em especial a oficina direcionada aos mais jovens foi marcada pela partilha de muitas emoções e pela disponibilidade do grupo em participar e colaborar em iniciativas do mesmo género.

Para além da boa receptividade e adesão registadas pela iniciativa, foram vários os pedidos para que a mesma regresse em 2023, de uma forma ainda mais expressiva e visitando ainda mais locais do concelho.

A poesia foi a tónica presente em todas as atividades, tendo sido lidos diversos poemas de autores portugueses e estrangeiros, com especial destaque para o livro “Silêncio, os pássaros lêem em voz alta”.

As atividades contaram com a presença de diversos convidados como Paulo Condessa, Filipe Lopes e Miguel Calhaz, tendo a Biblioandante levado a poesia a diversos locais do concelho como Amioso, Codiceira, Várzea de Pedro Mouro, Sambado, Outeiro da Lagoa, Várzea dos Cavaleiros, Maljoga, Seixo/Santa Rita, Sesmo, Santana, Marmeleiro, Portela dos Bezerrins, Aldeia da Ribeira e Maxial da Estrada.

A Semana da Poesia encerrou a 26 de março na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, com o espetáculo“Hora da Poesia” com a participação de Paulo Condessa e música de Miguel Calhaz, finalizando com o Jantar Poético.

Recorde-se que o Dia Mundial da Poesia foi fixado em 1999 pela Conferência Geral da UNESCO.

A efeméride tem como objetivo comemorar o diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. Incentiva a refletir sobre o poder da linguagem no desenvolvimento das habilidades de cada pessoa, contribuindo para a diversidade criativa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: