15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioCulturaDia Mundial do Autismo: Coliseu Porto Ageas vai ter Sessões Descontraídas

Dia Mundial do Autismo: Coliseu Porto Ageas vai ter Sessões Descontraídas

Por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala este sábado, dia 2 de abril, o Coliseu lança o projeto “Coliseu + Inclusivo”, com o objetivo de promover o acesso físico, social e intelectual a todos os públicos, em parceria com a Acesso Cultura.

O primeiro passo é a adaptação dos icónicos Concertos Promenade em Sessões Descontraídas.

As Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural inclusivas, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas.

As Sessões Descontraídas decorrem numa atmosfera mais informal e acolhedora, com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na sala.

Podem ainda implicar pequenos ajustes no espectáculo (iluminação, som, etc.) e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades.

Adquirem também uma valência formativa, uma vez que se permite a estas pessoas poderem experienciar a cultura em ambiente seguro, e perceberem se podem frequentar outras sessões sem serem descontraídas.

“Com este projeto, o Coliseu afirma-se cada vez mais como o espaço que queremos que seja: democrático, inclusivo, aberto e acessível para todos”, explica Mónica Guerreiro, presidente do Coliseu Porto Ageas.

“À diversidade da programação, de todos os géneros artísticos para todas as idades, queremos somar a acessibilidade – física, áudio-descrição, língua gestual portuguesa e sessões descontraídas – porque só com ela é possível uma participação cultural plena.”

Sessão descontraída a 10 de abril

No ano passado, o Coliseu recebeu pela primeira vez a Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara e ainda a Menção Honrosa – Acesso Social.

Na adaptação dos Concertos Promenade em Sessão Descontraída, toda a equipa do Coliseu teve formação especializada com a Acesso Cultura, nomeadamente na vertente de acolhimento do público, para melhor responder às necessidades.

Para além da disponibilização, quando solicitado, de auscultadores “bloqueadores de volume”, e da possibilidade de uma experiência multissensorial de contacto com os músicos e os seus instrumentos, foi também criada uma Sala de Conforto / quiet room.

Está equipada com mobiliário de descanso e materiais promotores de regulação sensorial para acolher espectadores que possam apresentar, por exemplo, um aumento de ansiedade e que precisem de um local tranquilo para se acalmarem e, se assim o desejarem, regressarem ao espetáculo.

Passa a estar também disponível, quer no site do Coliseu, quer na bilheteira e no dia do concerto, uma História Visual dos Concertos Promenade.

Uma folha de sala que contém informação e imagens sobre o espaço e o espetáculo, ajudando o público a preparar a sua visita ao Coliseu.. Foi concebida a pensar em pessoas com autismo ou deficiência intelectual, mas também se adequa, entre outras, às crianças ou a qualquer pessoa com elevados níveis de ansiedade face a estes eventos, tornando a experiência mais previsível.

O primeiro evento de teste teve lugar a 27 de março com os Concertos Promenade, escolhidos por serem abertos a crianças de todas as idades, e contou com a presença de cerca de 15 utentes com Perturbações do Espectro do Autismo do centro clínico PIN – Partners in Neuroscience.

Para além do trabalho prévio de adaptação das luzes e do som, e da implementação de várias medidas delineadas por uma especialista na área do Autismo, foi distribuído um inquérito de avaliação a cada utente, de modo a avaliar a experiência e a dar voz à sua participação nos processos de melhoria.

As medidas implementadas pelo Coliseu foram consideradas “importantes” e “muito importantes” e reforçam a necessidade de mais oferta deste tipo de espetáculos.

A primeira Sessão Descontraída oficial acontece já no próximo dia 10 de abril, com os Concertos Promenade 2.0 – Arco-íris, de Duarte Pestana.

A aposta da Direção do Coliseu Porto Ageas na inclusividade foi possível em parte devido ao apoio financeiro dos donativos de IRS feitos por cidadãos de todo o país, após a inclusão, no ano passado, na lista de entidades que podem ser indicadas pelos contribuintes para beneficiarem da consignação de 0,5% do IRS retido.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: