7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioNacionalIdanha-a-Nova: Câmara aprova reconhecimento a voluntários e apoia nova ajuda humanitária

Idanha-a-Nova: Câmara aprova reconhecimento a voluntários e apoia nova ajuda humanitária

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aprovou por unanimidade um reconhecimento à equipa de voluntários, composta por 14 elementos, que se deslocou de Idanha até à fronteira ucraniana para levar bens e trazer 80 refugiados, evidenciando solidariedade, determinação e altruísmo, no âmbito da Missão Solidária Idanha – Ucrânia.

A deliberação aconteceu em Reunião de Câmara, no dia 29 de março, véspera da partida de seis camiões em direção à Ucrânia para uma nova operação de ajuda humanitária, conduzida pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, Liga dos Bombeiros Portugueses e por nove Câmaras Municipais, incluindo Idanha-a-Nova.

A comunidade idanhense apoiou a nova missão solidária com cerca de 10 toneladas de alimentos, roupas, produtos de higiene, medicamentos e outros bens essenciais.

“É mais uma iniciativa em que Idanha participa para apoiar o povo ucraniano. Desencadeou uma onda de solidariedade que envolveu os Bombeiros Voluntários, a Câmara Municipal, as Juntas e as Uniões de Freguesia, o tecido associativo, o sector empresarial e a população do nosso concelho, que têm sido inexcedíveis no apoio a esta causa”, afirma Armindo Jacinto, o presidente da Câmara Municipal.

Partida de nova missão

A autarquia participa nesta nova ação solidária depois de, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova e a empresa Transidanha, ter promovido nos dias 5 a 12 de março uma missão humanitária de voluntários para apoiar o povo ucraniano.

O objetivo consistiu em levar bens até à fronteira da Polónia com a Ucrânia e, no regresso, trazer refugiados ucranianos que queriam vir para Portugal.

O sucesso da operação só foi possível devido a uma equipa de 14 voluntários que se disponibilizou, prontamente, para executar esta missão, com muita coragem e determinação.

Uma equipa de voluntários para a qual se propôs a coordenação do Comandante José Poças Correia, e que incluiu profissionais de enfermagem, de socorro, motoristas, outros voluntários e um cidadão ucraniano residente no concelho.

Neste contexto, é meritório o trabalho desta equipa, pelo que se reconhece a atitude solidária e altruísta dos seus elementos:

– António José Nunes Creado

– António Miguel Paixão Galante

– Bárbara Carolina Gomes Oliveira Fazenda

– Carla Maria Migueis Ribeiro da Silva

– Carlos Manuel Moura

– Hélder Manuel Henriques Pintado

– Joaquim José Matos Diogo

– José Poças Correia

– Júlio Manuel Nabais Justino

– Maria Teresa dos Santos Soares

– Paulo José Aleixo Fernandes

– Ricardo António de Matos Rodrigues

– Rodrigo Marques de Oliveira

– Yevheniykhilinskyy

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: