11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaQuem quer ser bibliotecário em Alcains

Quem quer ser bibliotecário em Alcains

 8 a 10 de abril, na Feira do Queijo – Centro Cultural

A Biblioteca Comunitária de Alcains estará presente na Feira do Queijo, em Alcains, entre os dias 8 e 10 de abril, com duas iniciativas; uma de dinamização da Leitura e outra de Voluntariado aberto a maiores de 16 anos.

Da sua estante que continua a crescer, a Biblioteca Comunitária leva para a Feira do Queijo 2022 cinquenta títulos, tantos quantos anos Alcains tem como Vila, para empréstimo por um mês.

Livros infantis, para jovens, de ficção, de poesia, de história local e fotografia.

Os alcainenses podem levar para casa de empréstimo livros de Celeste Almeida Gonçalves (infantis); de Renato Roque e Pedro Martins (fotografia); de Rui Dias Monteiro, Luís de Camões, Manuel Costa Alves ou José Antunes Ribeiro (poesia); romances de Maria Manuel Viana, Ricardo Fonseca Mota (Prémio Ciranda 2021) e Teolinda Gersão, os três autografados pelos autores; de história local, como “Canteiros e Pedreiros de Alcains”, de Florentino Vicente Beirão, ou “Os Combatentes de São Vicente da Beira na Grande Guerra”, de José Teodoro Prata e Maria Libânia Ferreira; além de quatro livros extraordinários, oferta da Maratona de Leitura da Sertã; um infantil: “Manuel: O menino com asas de livros”, de Joana Lopes e Mafalda Milhões; e outro com depoimentos sobre o Padre Manuel Antunes, que inclui um texto do alcainense António Ramalho Eanes; e ainda o “Guia Experimental Para a Leitura em Voz Alta (com cd)” e “Silêncio – Os pássaros lêem em voz alta”, de Maurício Corrêa leite; que a Biblioteca Comunitária já trabalhou com alguns dos seus leitores.

Biblioteca Comunitária de Alcains

Este livro contém na folha de rosto a assinatura de todos os participantes da iniciativa que se realizou na Ermida de Santa Apolónia.

De destacar na Mostra para empréstimo a trinta dias a presença de três alcainenses com livros temáticos: um de filatelia, do enfermeiro José Geada Sousa; “Uma história de vida académica”, de José Paulo Soares; e “A Malta do 23 na Grande Guerra”, com organização de Jorge Carvalho.

Paralelamente a esta iniciativa será promovida uma ação de voluntariado para maiores de 16 anos; como experiência de trabalho numa Biblioteca.

A Biblioteca Comunitária de Alcains desafia a inscreverem-se através do elsa.ligeiro9@gmail.com até ao dia 7 de Abril, para, durante duas horas, praticarem voluntariado como bibliotecários no empréstimo de livros na Feira do Queijo em Alcains.

O voluntariado e a participação cívica na comunidade são pilares da Biblioteca Comunitária que dá, em 2022, os primeiros passos na dinamização cultural da Vila de Alcains e na promoção de uma cidadania participativa.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: