27.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioNacionalAPEF Castelo Branco em projeto internacional

APEF Castelo Branco em projeto internacional

Decorreu em Malatya, Turquia, durante os dias 16 a 20 de março a 3ª reunião transnacional do projeto Erasmus+ “REBOKIN – Let´s REmove BOrders with KIN-ball”, com a presença dos parceiros do projeto: SPELL-Spor Eçileri Dernegi (Turquia), ASTERIA-Awareweness 4 Sports Training Enviroment Research and Internet (Grécia), RED DEPORTE-Fundación Red Deporte y Cooperación Red Deporte (Espanha), AFRA NAPOLI-Cooperativa Sportiva Dilettantistica Sociale (Itália) e o CNAPEF – Conselho Nacional de Professores de Educação Física representado pela APEF de Castelo Branco através dos professores Pedro Feliciano e Pedro Coelho.

Cada um dos parceiros relatou as atividades de formação e disseminação efetuadas nos seus países deste a última reunião realizada em Madrid no final de janeiro e a divulgação que conseguiu fazer das mesmas nas redes sociais e órgãos de informação locais e regionais.

Em termos de balanço e apesar de algumas restrições por causa do Covid-19 o projeto tem atingidos os objetivos propostos e o planeamento elaborado na reunião inicial de Castelo Branco, em julho de 2021.

Ficaram também definidas as atividades de disseminação da modalidade com refugiados, migrantes e outros alunos em cada um dos países até à reunião final de Nápoles que será realizada entre os dias 9 e 12 de junho.

Caberá também a cada um dos parceiros realizar neste espaço de tempo um Seminário sobre o Kin-Ball e a Importância do Desporto e da Atividade Física, Fair-play, Igualdade de Oportunidades, Direitos Humanos e Justiça, assim como um questionário de satisfação aos participantes nas atividades.

Durante o encontro em Malatya foi realizada uma sessão prática com refugiados sírios e afegãos, 20 crianças com 10 ou 11 anos, que tiveram a sua primeira experiência com o Kin-ball, assim como uma turma de alunos turcos do Ensino Secundário, 17 e 18 anos de idade.

Os parceiros do projeto dinamizaram toda a atividade que decorreu com grande entusiasmo por parte das crianças nas instalações da Faculdade de Desporto no Campus Universitário da cidade de Malatya ao longo de toda uma manhã em que as diferentes línguas, proveniências e idades não foram fronteira para que todos participassem com alegria e satisfação nos Jogos de Kin-Ball.

Paralelamente decorreu um programa de visitas cultural e desportivo, a várias instalações, com enquadramento pelos seus responsáveis, nomeadamente pelo Responsável do Desporto na região, com troca de informações e experiências das realidades entre os vários parceiros.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: