22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioDesportoGastão Elias atinge a 20.ª final Challenger da carreira no Oeiras Open

Gastão Elias atinge a 20.ª final Challenger da carreira no Oeiras Open

  • Nuno Borges e Francisco Cabral campeões de pares

  • ATP Challenger 80 Oeiras Open 2 e ITF W80 Oeiras Feminino Open começa neste domingo

O português Gastão Elias qualificou-se, neste sábado, para a final de 20,ª de singulares da carreira em torneios do ATP Challenger Tour no Aberto 1 de Oeiras.

Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis organiza no Complexo de Ténis do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Ténis, o torneio coroou como campeões de pares Nuno Borges e Francisco Cabral.

Atual 198,º classificado no ranking, Gastão Elias exibiu-se a um nível alto do início ao fim e derrotou o italiano Alessandro Giannessi (174,º) por autoritários 6-3 e 6-3, em 1h20, para alcançar a primeira final da temporada.

“Estou muito feliz por estar na final e por ter feito boas exibições até agora. Estou jogando a um bom nível e para além disso está a conseguir fazer-lo com alguma consistência, o que será talvez mais importante do que jogar a um grande nível, mas depois oscilar entre os jogos. Estou bastante contente até agora, mas falta mais um encontro, portanto o trabalho desta semana ainda não acabou“, afirmou o número três nacional em conferência de imprensa.

Aos 31 anos, o jogador de Lourinhã tornou-se no primeiro tenista português a inscrever o nome em 20 de finais singulares do ATP Challenger Tour e no domingo pode tornar-se no recordista de títulos (Rui Machado e Pedro Sousa também tem oito), caso derrote Nino Serdarusic (207.º).

O jovem croata aproveitou o cansaço de Nuno Borges (150.º) e venceu o maiato por 6-2 e 6-3, após 1h18, e chegou pela quarta vez na carreira a uma final deste nível, em que ainda persegue o primeiro título.

A final entre Gastão Elias e Nino Serdarusic — que repartiram vitórias nos dois encontros anteriores, o mais recente (e único em terra batida) favorável ao croata — está marcada para as 11 horas de domingo e será transmitida em transmissão direta na TV Esportiva.

Na variante de pares, a festa foi portuguesa: em apenas 46 minutos, Nuno Borges e Francisco Cabral venceram o uzbeque Sanjar Fayziev e o grego Markos Kalovelonis pelos parciais de 6-3 e 6-0 e conquistaram o primeiro título da época, mas em nove finais disputadas nos últimos 12 meses em provas do ATP Challenger Tour.

Nuno Borges e Francisco Cabral

“Estamos os dois muito contentes. Foi um torneio impecável, em que o nosso nível esteve sempre lá em cima e no qual conseguimos concretizar sempre os nossos objetivos dentro do campo”, comentou Borges em conferência de imprensa, imediatamente apoiado pelo parceiro e amigo Cabral: “Sinto-nos a jogar cada vez melhor e o nosso nível sempre subindo foi ao longo da semana, que no geral foi muito positivo.

Com este título, o segundo num Oeiras Open (o de 2021 marcou precisamente a estreia a levantar troféus desta categoria), Francisco Cabral sobeá 14 lugares na atualização do ranking de pares de segunda feira, para 121,º, enquanto Nuno Borges ganhaá 16 degraus, até 135,º.

Oeiras Open 2 e Oeiras Femininas Abertas com primeiros serviços no domingo

Para além da final de singulares do Oeiras Open 1 entre Gastão Elias e Nino Serdarusic, a jornada de domingo também será dedicada ao arranque de outros dois torneios: o Oeiras Open 2 (mais um ATP Challenger 80) e o Oeiras Ladies Open, um ITF feminino de 80,00 dólares femininos — o torneio mais importante a acontecer em Portugal 2014.

O Oeiras Open 2 tem cinco portugueses em ação na classificatórioLuís Faria, Fábio Coelho, Henrique Rocha, Miguel Gomes e Jaime Faria — e outros seis já garantidos no quadro principal: Nuno Borges e Pedro Sousa defrontam-se na primeira ronda e a eles juntam-se ainda Gastão Elias e os wild cards João Domingues, Tiago Cação e Pedro Araújo.

No Oeiras Ladies Open há seis representantes portuguesas na fase de qualificação: Inês Murta, Sara Lança, Carolina Azadinho, Sofia Pinto, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: