15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioOpiniãoPonto de Vista por... António Justo

Ponto de Vista por… António Justo

Com a escusa da Ucrânia os EUA ganharam a guerra do gás e conseguiram desnortear a Europa

A maior Victória dos EUA foi criar a Separação entre a Alemanha /Europa e a Rússia

Os USA fizeram tudo por tudo por bloqueara o projecto Nord Stream 2 (o grande negócio do gás entre a Alemanha e a Rússia), um dos maiores investimentos privados em infraestruturas europeias. Os EUA já tinham imposto sanções às empresas envolvidas na construção do gasoduto Nord Stream2 que passando através do Mar Báltico liga directamente a Rússia à Alemanha! Finalmente a guerra veio pôr fim ao projecto que já se encontra concluído desde 10 de setembro de 2021 (1).

António Justo

Por razões políticas, não chegou a ser posto em funcionamento, embora tenha custado 11 mil milhões de euros!

Os EUA defendiam, dessa maneira, a exportação do seu gás líquido de xisto para a Europa (esse gás polui imensamente o ambiente na sua aquisição) a um preço muito mais elevado que o gás natural da Rússia! A construção do gasoduto Nord Stream 2 projecto teve sempre os EUA contra ele por razões políticas e económicas! Agora, com a invasão russa na Ucrânia os EUA ganharam mais esta guerra para eles. A Alemanha recebe 55 por cento do seu gás da Rússia! O gás natural forneceu quase 26,7% da energia consumida na Alemanha em 2021 (2). Em janeiro de 2022, foi vendido na Alemanha gás natural no valor de cerca de 6,7 mil milhões de euros.

O gasoduto em funcionamento é o Nord Stream 1 inaugurado em 2011; ele passa pela Ucrânia que recebe também contrapartidas económicas da Rússia pelo facto da conduta de gás passar por lá.

Os EUA estão já a colher os frutos da sua guerra com a Rússia na Ucrânia.

A irracionalidade desta guerra e dos políticos europeus (3) estão à vista na tragédia ucraniana e manifesta-se também nos acordos imensamente desfavoráveis para a Europa e no facto de agora os europeus já iniciarem negociações de compra de gás com os Emirados Árabes Unidos (Qatar), que anda envolvido com a Arábia Saudita numa guerra de agressão contra o Iémen. Enfim, um país que faz o mesmo que a Rússia faz na Ucrânia!…E o povo, de cabeça perdida bate palmas engolindo cobras e lagartos! No Qatar, uma mulher que é violada chega a ir para a prisão por ter sexo extraconjugal. O Ocidente tornou-se mais liberal indo agora para a cama com todos depois de cortar relações com a prostituta Rússia!

Nada serve a paz na Ucrânia se as causas da invasão russa da Ucrânia não puderem ser nomeadas; sem as ter em conta, é difícil encontrar uma solução e, portanto, um fim para a guerra. A principal causa da guerra foi o conflito de segurança geoestratégica e de interesses político-económicos de poder entre a NATO e a Rússia. O conflito só pode ser terminado entre estes dois parceiros, muito embora Selenskyj que deixaria de fazer má figura e o sangue deixaria de correr na Ucrânia.  A Ucrânia, transformada em cavalo de Troia de interesses de terceiros, será a que perderá tudo.

A grande vantagem económica e militar para os EUA foi criar a separação entre a Alemanha /Europa e a Rússia e disciplinar a Europa de maneira a submete-la totalmente aos interesses da NATO, sua ponta de lança.

*António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7277

(1) Tem um comprimento total de 2460 quilómetros (duas cordas de 1230 quilómetros cada).  No entanto, metade do projecto de onze mil milhões de dólares foi financiado pelos gigantes da energia e do petróleo Shell, OMV, Engie, Uniper e Wintershall DEA.
(2) O consumo de energia na Alemanha: https://gas.info/energie-gas/erdgas/entstehung-erdgas/import-und-herkunft-erdgas
(3) Precedentes da Guerra: https://www.triplov.com/letras/Antonio-Justo/2014/ucrania.htm

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: