Tenista da Lourinhã estabeleceu novo recorde português
O português Gastão Elias sagrou-se, este domingo, campeão de singulares do Oeiras Open 1, torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organizou, no Complexo de Ténis do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
A disputar a 20.ª final da carreira a este nível — tornou-se no primeiro português a marcar presença em duas dezenas de decisões de singulares —, Gastão Elias (198.º classificado no ranking ATP) superou o croata Nino Serdarusic (207.º), por 6-3 e 6-4, para erguer o nono título em torneios desta categoria, mais um do que os compatriotas Rui Machado e Pedro Sousa.
A conquista deu-se perante os mais de 1.000 espetadores que preencheram as bancadas do histórico palco do ténis português.
Em crescendo desde o início da semana e já livre dos problemas físicos que o condicionaram nas rondas inaugurais, o tenista português tirou proveito da maior experiência nestas ocasiões (20 finais contra quatro de Serdarusic) e ditou a tónica do encontro logo no arranque.
Com muita variação de jogo e dois breaks (um ao terceiro jogo, o outro a fechar), Elias selou de forma autoritária o primeiro parcial e partiu confiante para o segundo, no qual empurrou a decisão para a fase final. Terminou o encontro sem enfrentar qualquer ponto de break.
“Estou muito feliz. Acabei a série de torneios Oeiras Open do ano passado com um título e começo esta com uma vitória. Ficaria feliz por vencer em qualquer lugar, mas aqui é mais especial. Para além disso, joguei um grande ténis, a um nível muito bom, e fui consistente. É o que mais retiro desta semana e espero levar para as próximas”, revelou o novo recordista de títulos do ténis português no ATP Challenger Tour.
“Ser o tenista português com mais títulos quer dizer alguma coisa e sinto-me honrado por ter esse recorde nas minhas mãos. É mais um feito para a minha carreira e há que aumentar ainda mais esse número”, finalizou o ex-top 60 mundial, que com esta conquista alcançará a melhor classificação dos últimos três anos e meio, o 173.º lugar.
Quanto a Serdarusic, não foi desta que conseguiu obter o primeiro título no ATP Challenger Tour (0-4), mas ainda assim fez um balanço positivo do primeiro Oeiras Open e atribuiu muito mérito a Gastão Elias: “Ele esteve a um grande nível e foi simplesmente melhor do que eu. Tive muitas dificuldades em encontrar o meu ritmo, problemas com a minha energia e o meu serviço e isso fez com que cometesse alguns erros não forçados. Hoje não era o meu dia, mas não deixou de ser uma boa semana. Tivemos o estádio cheio e foi bom contar com o público.”
Encerrado o Oeiras Open 1, o Complexo Desportivo do Jamor continuará a receber ténis ao mais alto nível ao longo dos próximos dias.
Ainda este domingo arrancaram o Oeiras Open 2 (outro torneio do ATP Challenger Tour) e o Oeiras Ladies Open, o maior torneio internacional feminino a acontecer em Portugal (ITF de 80.000 dólares).