21.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioDesportoGastão Elias conquista nono Challenger da carreira no Oeiras Open

Gastão Elias conquista nono Challenger da carreira no Oeiras Open

Tenista da Lourinhã estabeleceu novo recorde português

O português Gastão Elias sagrou-se, este domingo, campeão de singulares do Oeiras Open 1, torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organizou, no Complexo de Ténis do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A disputar a 20.ª final da carreira a este nível — tornou-se no primeiro português a marcar presença em duas dezenas de decisões de singulares —, Gastão Elias (198.º classificado no ranking ATP) superou o croata Nino Serdarusic (207.º), por 6-3 e 6-4, para erguer o nono título em torneios desta categoria, mais um do que os compatriotas Rui Machado e Pedro Sousa.

A conquista deu-se perante os mais de 1.000 espetadores que preencheram as bancadas do histórico palco do ténis português.

Em crescendo desde o início da semana e já livre dos problemas físicos que o condicionaram nas rondas inaugurais, o tenista português tirou proveito da maior experiência nestas ocasiões (20 finais contra quatro de Serdarusic) e ditou a tónica do encontro logo no arranque.

Com muita variação de jogo e dois breaks (um ao terceiro jogo, o outro a fechar), Elias selou de forma autoritária o primeiro parcial e partiu confiante para o segundo, no qual empurrou a decisão para a fase final. Terminou o encontro sem enfrentar qualquer ponto de break.

Gastão Elias

“Estou muito feliz. Acabei a série de torneios Oeiras Open do ano passado com um título e começo esta com uma vitória. Ficaria feliz por vencer em qualquer lugar, mas aqui é mais especial. Para além disso, joguei um grande ténis, a um nível muito bom, e fui consistente. É o que mais retiro desta semana e espero levar para as próximas”, revelou o novo recordista de títulos do ténis português no ATP Challenger Tour.

“Ser o tenista português com mais títulos quer dizer alguma coisa e sinto-me honrado por ter esse recorde nas minhas mãos. É mais um feito para a minha carreira e há que aumentar ainda mais esse número”, finalizou o ex-top 60 mundial, que com esta conquista alcançará a melhor classificação dos últimos três anos e meio, o 173.º lugar.

Quanto a Serdarusic, não foi desta que conseguiu obter o primeiro título no ATP Challenger Tour (0-4), mas ainda assim fez um balanço positivo do primeiro Oeiras Open e atribuiu muito mérito a Gastão Elias: “Ele esteve a um grande nível e foi simplesmente melhor do que eu. Tive muitas dificuldades em encontrar o meu ritmo, problemas com a minha energia e o meu serviço e isso fez com que cometesse alguns erros não forçados. Hoje não era o meu dia, mas não deixou de ser uma boa semana. Tivemos o estádio cheio e foi bom contar com o público.”

Encerrado o Oeiras Open 1, o Complexo Desportivo do Jamor continuará a receber ténis ao mais alto nível ao longo dos próximos dias.

Ainda este domingo arrancaram o Oeiras Open 2 (outro torneio do ATP Challenger Tour) e o Oeiras Ladies Open, o maior torneio internacional feminino a acontecer em Portugal (ITF de 80.000 dólares).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: