11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalImpact Bootcamp Social IN promovido em Castelo Branco

Impact Bootcamp Social IN promovido em Castelo Branco

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, no âmbito da Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, promoveu nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, a 2ª Edição do Impact Bootcamp Social IN, dinamizado pelo IES – Social Business School, considerada a maior escola de empreendedorismo social do país, no auditório da USALBI – Universidade Sénior Albicastrense.

A iniciativa iniciou-se na incubadora Social IN, com a presença do Presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Arnaldo Braz e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que deu as boas-vindas aos/aos 25 participantes, incentivando-os/como a absorver todos os conhecimentos transmitidos nesta formação intensiva do IES, em prol da consolidação de projetos sociais de impacto.

Arnaldo Braz referiu que esta edição do Bootcamp de Impacto “é uma grande oportunidadepara
sensibilizar a sociedade para a importância da inovação social, para a promoção de novas ideias e projetos que contribuam para o desenvolvimento social da cidade”.

Para iniciar o processo de criação de projetos de empreendedorismo e inovação social, a iniciativa organizou-se em 10 sessões temáticas, permitindo que as 6 equipas constituídas conseguissem identificar um problema social, encontrar uma solução sustentável com impacto e geradora de valor, para que de forma clara e objetiva, poderia ser apresentadas no final da iniciativa ao painel de júri.

Grupo

Os 6 projetos de empreendedorismo e inovação social foram:

• Bem Saber, Bem Viver – Centrado no envelhecimento ativo, este projeto pretende fomentar a participação da população sénior na vida ativa diária, nomeadamente nas dinâmicas e iniciativasjá
existentes, através de diagnósticos de necessidades e intervenção nas comunidades.

• Humor com Cor – Este projeto, pretende, através do humor, promover a inclusão da comunidadeLGBTI
, descon tabstruindos e preconceitos associados, através de espetáculos de Stand UP.

• DG – De forma a promover a igualdade de género, este projeto pretende dinamizar atividades que despertem o sentido critico dos/os jovens, colocando-os/as em situações de desigualdade.

• Impacto Social – Através de um contentor móvel, este projeto pretende desromperorganizacionalmente
o ambiente dos locais de trabalho, minimizando o estado de dormência dos/as trabalhadores/as, de estimulações através de sensoriais.

• Vista Alternativa – Centrado no excesso de consumo de água, este projeto pretende, junto da comunidade estudantil, promover jogos de sensibilização e consciencialização, através de um programa dinâmico aos estabelecimentos de ensino.

• Pensos, logo existe – Este projeto pretende minimizar a dificuldade financeira que muitos jovens têm ao adquirir produtos de higiene íntima, através da criação de pensos higiénicos reutilizáveis.

Esta iniciativa possibilitou ainda um momento de inspiração com o projeto Social +, se apossar no Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, que presta serviços de Consultoria Social, direcionados à população idosa, com o objetivo de promover a sua qualidade de vida, com a elaboração de disgnósticos sociais e planos de intervenção adaptados; e da 55+, que tem como objetivo a prevenção da solidão e a inatividadede
todos/as aqueles/as com mais de 55 anos de idade, proporcionando-lhes uma vida ativa da prestação de serviços de qualidade e confiança nos bairros.

A última iniciativa do contorno com a apresentação do pitch a um painel de jurados/as, especializados/como na área do empreendedorismo: Alexandra Neves – representante regional da zona Centro de Portugal Inovação Social; Nuno Caseiro, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco; e Ana Marques, representante do CEI – Centro de Empresas Inovadoras;

Foram três dias de aprendizagem intensiva, troca de conhecimentos e muita diversão.

Os 6 projetos da iniciativa continuarão agora com o apoio e mentoria do projeto Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: