15.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioDesportoMillennium Estoril Open com 11 jogadores do Top 100 inscritos no qualifying

Millennium Estoril Open com 11 jogadores do Top 100 inscritos no qualifying

  • Jiri Vesely, que já derrotou Novak Djokovic por duas vezes, é o mais cotado

  • Campeão Richard Gasquet no quadro de 16 jogadores

  • Thanasi Kokkinakis, campeão de pares no Open da Austrália, igualmente na lista

  • Quatro tenistas espanhóis com entrada directa

Fechou ontem a lista de inscritos para disputar a fase de qualificação do Millennium Estoril Open 2022.

Entre os nomes que irão lutar por um lugar no quadro principal desta sétima edição do evento português, destaca-se Richard Gasquet, campeão da primeira edição realizada no Clube de Ténis do Estoril, em 2015.

O título português é um dos 15 que o tenista francês já conquistou na sua longa carreira.

Gasquet esteve ainda em 17 finais ATP, incluindo mais duas em Portugal, em 2007 e 2012, quando o torneio luso do ATP Tour se realizava no Jamor.

O jogador, apelidado de “pequeno Mozart” quando surgiu no circuito principal – em 2002, com 15 anos – chegou a ocupar o sétimo lugar do ranking ATP, em 2007.

Nesse ano e em 2013 qualificou-se para as ATP Finals e, em 2012 e 2015, encerrou as épocas no top 10.

O nível da lista de inscritos do qualifying reflecte a enorme qualidade dos tenistas que este ano vão disputar o Millennium Estoril Open. Oito jogadores do top 100, além de outros que já conquistaram torneios no ATP Tour, estão nesta lista que fechou no dia em que se confirma a presença de dois tenistas do top 10 no quadro principal: Felix Auger-Aliassime e Cameron Norrie. Não restam dúvidas de que os adeptos vão poder ver ténis de alta qualidade desde o primeiro dia do qualifying”, frisou João Zilhão, director do Millennium Estoril Open.

O mais cotado da lista de inscritos é Jiri Vesely, que já foi 35º do mundo, em 2015, ano em que conquistou o primeiro de dois títulos no ATP Tour, em Auckland, após passar a fase de qualificação.

Este ano, o checo ultrapassou o qualifying no ATP 500 do Dubai e eliminou o número um mundial, Novak Djokovic, nos quartos-de-final, a caminho da final, onde perdeu com Andrey Rublev.

Já em 2016, Vesely tinha derrotado Djokovic, na terra batida do Masters 1000 de Monte Carlo.

Logo a seguir vemPablo Andujar. O veterano espanhol já soma quatro títulos em nove finais disputadas no ATP Tour, todas em terra batida. Em 2021, derrotou Roger Federer, em Genebra, e, em Roland Garros, recuperou de 0-2 em sets para eliminar Dominic Thiem, então número quatro do mundo, naquela que é a sua melhor vitória de sempre.

Andujar lidera a “armada” espanhola, o contingente mais representado na lista de entradas diretas, com quatro elementos. Os restantes espanhóis são: Roberto Carballes-Baena, campeão no ATP de Quito, em 2018 (vindo do qualifying) e igualmente vencedor no challenger Lisboa Belém Open, em 2020; Jaume Munar, que disputou a sua primeira final ATP no ano passado, em Marbella e sucedeu a Carballes Baena no palmarés do Lisboa Belém Open; e Carlos Taberner que este ano, conquistou o seu quinto título no Challenger Tour.

De realçar ainda a presença de Thanasi Kokkinakis, antigo campeão júnior de Wimbledon e 69º no ranking ATP com 19 anos.

Mas uma cirurgia ao ombro travou a ascensão do australiano, que não pôde jogar entre o final de 2015 e 2017, além de uma mononucleose que o impediu de competir em 2020.

Este ano, Kokkinakis abriu a época com a conquista do seu primeiro título ATP, nos hardcourts de Adelaide, onde nasceu há 25 anos.

Poucas semanas depois, conquistou o título de pares masculinos no Open da Austrália, ao lado do amigo e compatriota Nick Kyrgios.

Entre os mais jovens, o principal destaque vai para Alexei Popyrin, campeão júnior de Roland Garros, em 2017.

O australiano já esteve no 59º posto do ranking mundial, em novembro de 2021, ano que iniciou conquistando o seu único título ATP, em Singapura.

A fase individual de qualificação individual do Millennium Estoril Open qualifica quatro jogadores para o quadro principal.

O qualifying decorre nos dias 23 e 24 de abril e é disputado por 11 tenistas que entraram directamente de acordo com o ranking de dia 4 de Abril.

A estes juntam-se mais três special exempts (ou alternates, que ainda mantenham a inscrição até dia 18) e mais dois convidados (wild cards).

LISTA DE INSCRITOS NO QUALIFYING

Entrada direta

Jiri Vesely (Rep. Checa, 28 anos), 69º

Pablo Andujar (Espanha, 36 anos), 73º

Jaume Munar (Espanha, 24 anos), 78º

Roberto Carballes-Baena (Espanha, 29 anos), 79º

Thanasi Kokkinakis (Austrália, 25 anos), 85º

Richard Gasquet (França, 35 anos), 86º

Hugo Delien (Bolívia, 28 anos), 93º

Mikael Ymer (Suécia, 23 anos), 95º

Carlos Taberner (Espanha, 24 anos), 96º

Marco Cecchinato (Itália, 29 anos), 97º

Alexei Popyrin (Austrália, 22 anos), 99º

Alternates

Alejandro Tabilo (Chile, 24 anos), 100º

Taro Daniel (Japão, 29 anos), 104º

Pablo Cuevas (UruguaI, 36 anos), 105º

Gianluca Mager (Itália, 27 anos), 109º

Stefano Travaglia (Itália, 30 anos), 112º

Thiago Monteiro (Brasil, 27 anos), 116º

Wild-cards

WC

WC

*Ranking de 4 de abril, data limite das inscrições

O Millennium Estoril Open é organizado pela 3LOVE e decorre entre 23 de abril e 1 de maio nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: