11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalConsórcio integrado pela UC homenageia Cesário Silva e assina parceria com Universidade...

Consórcio integrado pela UC homenageia Cesário Silva e assina parceria com Universidade de Lviv

A aliança European Campus of City-Universities (EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra (UC), prestou hoje (quarta-feira, 6) homenagem a Cesário Silva, Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), falecido a 12 de março.

O momento foi assinalado na sessão de abertura do Fórum da EC2U – que está a decorrer em Pavia (Itália), até amanhã (quinta-feira, 7) – e na qual também foi firmada uma parceria entre o consórcio e a Universidade de Lviv (Ucrânia).

“Simples, humilde, empático e com um sorriso encantador, era fácil gostar do Cesário. Quem o conheceu bem, recorda a sua bondade, a sua vontade de servir a comunidade e de fazer o bem. Em nome do Reitor Amílcar Falcão e de toda a Universidade de Coimbra, agradecemos, com emoção, a homenagem que a EC2U promove a este nosso jovem estudante. A vida é efémera. O que fica é o exemplo de cada um de nós. O exemplo da forma de ser do Cesário, o exemplo de solidariedade da EC2U e seus dirigentes”, declarou o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, na homenagem, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC, Daniel Tadeu, e do Presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva, e incluiu uma breve atuação de um grupo da Secção de Fado da AAC.

Fórum EC2U

Na mesma sessão, foi assinado um memorando de cooperação estratégica entre o European Campus of City-Universities e a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv, uma das principais instituições de ensino superior ucranianas.

A parceria, particularmente simbólica no contexto atual (de guerra na Ucrânia), foi assinada pelos representantes das sete universidades que integram a EC2U e pelo Reitor da Universidade National Ivan Franko de Lviv, Volodymyr Melnyk (que participou no evento por via digital), e visa o estreitar de relações entre as partes, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo consórcio.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading