10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioDesportoFrancisca Jorge regressa quatro meses depois com vitória no Oeiras Ladies Open

Francisca Jorge regressa quatro meses depois com vitória no Oeiras Ladies Open

  • Matilde Jorge ficou muito perto de surpreender top 100

  • Mladenovic desistiu, lesionada no ombro direito

  • Borges e Elias defrontam-se esta quinta-feira

A portuguesa Francisca Jorge qualificou-se, esta quarta-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras Ladies Open, ITF W80, de 80.000 dólares, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A irmã, Matilde Jorge, ficou muito perto de surpreender uma top 100 mundial. No torneio masculino, o Oeiras Open 2, Nuno Borges e Francisco Cabral avançaram em pares sem entrarem em ação.

De regresso à competição após quatro meses de ausência devido a uma rutura abdominal, Francisca Jorge (número um nacional e 362.ª classificada no ranking WTA) derrotou a lucky loser britânica Alicia Barnett (576.ª) — que entrou para o lugar da segunda cabeça de série, Clara Burel — pelos parciais de 6-1 e 7-6(5).

“Estou muito contente, já não competia há muito tempo. Estou num bom rumo, a treinar bem nas últimas semanas. Tive alguma sorte ao não apanhar a segunda cabeça de série, mas tirei o melhor proveito desta pequena vantagem e acho que hoje estive bem e consegui mostrar um bom nível. Fui superior e senti-me bastante bem em campo”, afirmou após concluir com sucesso o primeiro encontro oficial desde o início de dezembro de 2021.

Com a primeira vitória da carreira em torneios de 80.000 dólares (foi a sua primeira participação a este nível), a pentacampeã nacional marcou encontro com Anna Blinkova, número 136 mundial que chegou a ser 54 (em fevereiro de 2020) e que no último encontro da jornada superou a jovem espanhola Jessica Bouzas Maneiro (330.ª) por 6-4, 3-6 e 6-3.

Francisca Jorge foi a única tenista portuguesa a seguir em frente, mas a irmã, Matilde Jorge, ficou muito perto de se juntar a ela.

Ainda com 17 anos (celebra a chegada à maioridade esta quinta-feira), a jovem vimaranense ofereceu muita resistência à francesa Diane Parry — 98.ª WTA e uma das melhores juniores da última década —, serviu para o encontro e chegou a estar a dois pontos da vitória, mas acabou eliminada por 3-6, 6-1 e 7-5 após 2h40.

Kristina Mladenovic

Já Ana Filipa Santos (1267.ª), não conseguiu ter argumentos para outra francesa, Fiona Ferro (132.ª classificada e número 39 há um ano), e perdeu por 6-1 e 6-1.

Esta quarta-feira, o Oeiras Ladies Open também se despediu de Kristina Mladenovic.

Ex-top 10 mundial de singulares — atualmente ocupa a 99.ª posição — e campeã de sete torneios do Grand Slam em pares (cinco em femininos, dois em mistos), a gaulesa desistiu, lesionada no ombro direito, quando perdia por 6-4 com a alemã Anna-Lena Friedsam (190.ª).

No Oeiras Open 2, torneio do ATP Challenger Tour que acontece em simultâneo, também se registou uma vitória portuguesa, mas nos pares e sem ação: Nuno Borges e Francisco Cabral, primeiros cabeças de série e campeões do Oeiras Open 1, beneficiaram da desistência dos compatriotas Pedro Sousa (lesionado no ombro direito) e Gastão Elias para avançarem diretamente até aos quartos de final.

Em sentido contrário, Gonçalo Falcão/Henrique Rocha e Tiago Cação/Fábio Coelho não conseguiram superar os respetivos obstáculos e foram travados na primeira ronda.

Em singulares, destacaram-se os checos Zdenek Kolar (vencedor do Oeiras Open 1 em 2021 e o mais cotado ainda em prova neste torneio), ao superar o qualifier Oscar Jose Gutierrez por 6-4 e 6-3, e Lukas Rosol.

O ex-top 30, que tem dois títulos ATP no currículo e ficou mundialmente conhecido ao surpreender Rafael Nadal na edição de 2012 do torneio de Wimbledon, não pestanejou a caminho da vitória por 6-4 e 6-3 contra Kacper Zuk, da Polónia.

Hoje, a partir das 13 horas (com transmissão Sport TV), Nuno Borges e Gastão Elias defrontam-se num encontro que vale um lugar nos quartos de final.

Mais tarde, nunca antes das 16 horas, Francisca Jorge também procurará o apuramento.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: