15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalBiblioteca Municipal de Ródão acolhe Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Biblioteca Municipal de Ródão acolhe Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, foi convidada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) para acolher, nos dias 20 e 22 de abril, a Fase Intermunicipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contará com a presença da escritora Inês Barata Raposo e da mediadora de leitura e colaboradora da BMJBM Andreia Brites.

Destinado aos alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade de todo o país, o Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora, dividindo-se em quatro fases.

Se as Fases Escolar e Municipal englobam as provas nas escolas ou agrupamentos e as provas nas bibliotecas municipais dirigidas aos alunos vencedores da fase escolar (momento anterior), a Fase Intermunicipal congrega, por cada uma das 23 Comunidade Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas do país, os vencedores selecionados na fase anterior em cada um dos municípios. Por fim, na Fase Nacional participam os apurados na Fase Intermunicipal.

Em Vila Velha de Ródão, o concurso decorrerá ao longo de dois dias, o primeiro dedicado às provas do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico e o segundo às provas do 3.º ciclo do Enino Básico e do Ensino Secundário, e nelas participam os alunos vencedores das fases municipais das autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O programa do evento prevê que as provas escritas aconteçam durante a manhã, na BMJBM, enquanto as provas orais, que têm uma componente de leitura expressiva e de argumentação, terão lugar de tarde, a bordo do barco da Vila Portuguesa, no rio Tejo.

No final das provas escrita, no dia 20 de abril, realiza-se um encontro com a escritora Inês Barata Raposo, cuja conversa será mediada por Andreia Brites, que, no dia 22 de abril, será responsável pela animação da leitura.

Este ano as obras da fase intermunicipal sobre as quais incide o Concurso Nacional de Leitura são:“O meu cavalo indomável, rimas desgovernadas para crianças animadas” de David Machado (1.º ciclo); “Coisas que acontecem” de Inês Barata Raposo e Susa Monteiro (2.º ciclo); “Gosto, logo existo” de Isabel Meira e Bernardo P. Carvalho (3.º ciclo); e “Aqui é um bom lugar” de Joana Estrela e Ana Pessoa (Ensino Secundário).

A obra escolhida pela organização para a leitura expressiva dos participantes do Ensino Secundário é a coletânea de poemas “Poesia, Um Dia: Poetas em Ródão”, uma edição da BMJBM que reúne os poemas produzidos durante as residências artísticas deste encontro literário.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: