11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalPerais recebeu segunda reunião pública descentralizada do ano

Perais recebeu segunda reunião pública descentralizada do ano

A segunda reunião pública descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão decorreu na tarde de sexta-feira, 1 de abril, na Junta de Freguesia de Perais e contou com a presença de vários munícipes que aproveitaram a ocasião para pedir esclarecimentos aos eleitos sobre assuntos relacionados com a freguesia.

De entre os temas abordados durante o período de intervenção dos munícipes, destacaram-se os pedidos de resolução dos problemas de baixa pressão da água da rede pública em Perais que, de acordo com os munícipes presentes na reunião, chega a ser por vezes inferior a um bar e impede os esquentadores de funcionar, e o ponto de situação do projeto de construção da ponte entre Perais e Montalvão, no concelho de Nisa.

Em resposta aos munícipes, sobre a questão da água, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão esclareceu que a autarquia “já tentou resolver a situação através da instalação duma bomba de pressão, mas, infelizmente, devido à antiguidade, as canalizações não suportaram o aumento da pressão, pelo que a solução do problema terá de passar pela substituição total da rede, o que não se afigura fácil dado o elevado investimento que isso representa”.

Durante a reunião em Perais

O autarca explicou que, para tal, a autarquia se mantém atenta ao próximo quadro comunitário de forma a tentar obter financiamento para a concretização desta obra e que, caso não seja possível, outra solução terá de ser equacionada.

Já sobre a ponte entre Perais e Montalvão, Luís Pereira explicou que considera este um projeto “estruturante para o concelho” e mostrou a sua total disponibilidade para que ele se concretize.

Ainda assim, o autarca referiu que, “devido à conjuntura nacional e internacional, os municípios têm enfrentado muitas dificuldades na execução das obras planeadas, devido à subida dos preços no setor da construção, o que tem levado muitos concursos a ficar desertos”.

Como exemplo, o autarca referiu a empreitada de requalificação do Largo do Barreiro, em Vale de Pousadas, cujo concurso ficou deserto, e que a autarquia pondera assegurar por administração direta, de forma faseada.

Este mesmo motivo levou também a que, nesta reunião, o executivo aprovasse por unanimidade o aumento em 30 mil do subsídio atribuído à Junta de Freguesia de Perais para a execução das obras de requalificação da casa mortuária de Alfrívida, passando assim a perfazer um total de 90 mil euros.

Numa nota mais positiva, perante a congratulação pela abertura da nova Loja do Cidadão em Vila Velha de Ródão, Luís Pereira aproveitou o período de intervenção dos munícipes para anunciar “a criação de Espaços Cidadão em todas as Juntas de Freguesias do concelho, uma medida que esperamos ver concretizada até ao final de 2023”.

De entre os assuntos constantes na ordem de trabalho desta reunião destacam-se ainda a aprovação por unanimidade da adesão do Município à Central Nacional de Compras Municipais, de forma a reduzir a carga administrativa e trazer maior eficácia aos procedimentos de aquisição, e à ENERÁREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, entidade que fornecerá à autarquia um apoio especializado em matéria de energia que atualmente não possuiu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: