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Politécnico da Guarda reforça cooperação com institutos superiores do Brasil

Os protocolos assinados preveem o intercâmbio de docentes e estudantes, bem como a realização de projetos de investigação e formação conjunta entre o IPG e os institutos federais de Alagoas, de Paraíba, de Pernambuco, de Sergipee do Norte de Minas Gerais.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG recebeu esta quinta-feira, dia 7 de abril, representantes de institutos superiores do Brasil para renovar e celebrar novos protocolos de cooperação nas áreas da Tecnologia, da Engenharia e da Logística.

Os acordos preveem intercâmbios de professores e alunos, promoção de investigação, formação pós-graduada conjunta e reforço de programas de dupla titulação (acordos de parceria institucional para que os alunos obtenham dois diplomas ao fim de um período de estudos, um da instituição de origem e outro da instituição de destino).

“A internacionalização do ensino e a colaboração científica entre instituições é uma das prioridades estratégicas do IPG. Estamos entusiasmados com as possibilidades que os novos acordos levantam tanto para o Instituto como para a região”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“O intercâmbio de estudantes e docentes vai atrair estudantes brasileiros para a nossa instituição e vai permitir que alunos do IPG estudem fora do país e conheçam outras realidades, o que enriquece muito a experiência académica”.

No final da assinatura dos protocolos com os representantes brasileiros

Estiveram no IPG cinco equipas reitorais dos Institutos Federais de Alagoas (IFAL), de Paraíba (IFPB), de Pernambuco (IFPE), de Sergipe(IFS) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Depois da mensagem de boas-vindas, a colaboração entre as instituições e o Politécnico da Guarda ficou formalizada com a assinatura dos acordos de cooperação.

Houve ainda uma visita guiada ao campus e às instalações do IPG.

“A presença de reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais no IPG demonstra um objetivo comum: a formalização de acordos de cooperação que permitem o desenvolvimento de ações concretas de colaboração interinstitucional, nomeadamente a promoção de mobilidade docente e discente, partilha de conhecimento e envolvimento em projetos inovadores conjuntos”, afirma Susana Pereira do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do IPG.

Os protocolos promovem o desenvolvimento conjunto de “cursos de aperfeiçoamento, especialização, MBA e mestrado”, de “eventos culturais, científicos ou tecnológicos” e de “programas de formação continuada de professores para os diferentes níveis e modalidades de ensino”.

O intercâmbio destina-se a docentes e a estudantes de licenciatura e de pós-graduação.

Cada instituição irá nomear um profissional responsável pela supervisão e coordenação das atividades previstas nos protocolos, os quais têm a duração de cinco anos.

 

 

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