22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioDesportoGastão Elias brilha e conquista segundo Oeiras Open consecutivo

Gastão Elias brilha e conquista segundo Oeiras Open consecutivo

  • Português chega aos 10 títulos no ATP Challenger Tour

  • Elisabetta Cocciaretto sagrou-se campeã do Aberto feminino de Oeiras

Uma semana depois de ter conquistado o Oeiras Open 1, o português Gastão Elias replicou o sucesso e venceu o Open 2 de Oeiras.

Este foi o segundo torneio do ATP Challenger Tour organizado de forma consecutiva pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

No mesmo palco, a italiana Elisabetta Cocciaretto ergueu o título mais importante da carreira ao vencer o Aberto das Senhoras de Oeiras.

A 10.ª e última vitória da quinzenaesquecível de Gastão Elias (173,º classificado no ranking ATP) foi assinada neste domingo, com os parciais de 7-6(4) e 6-1 frente ao italiano Alessandro Giannessi (178,º). 

Elisabetta Cocciaretto

Apesar do cansaço que acumulou ao longo das últimas duas semanas, o tenista português de 31 anos voltou a superiorizar-se frente ao adversário, que já tinha superado nas meias-finais do Oeiras Open 1.

Desta vez no encontro mais equilibrado, mas novamente resolvido em duas partidas e que até poderia ter sido resolvido mais cedo, não teve desperdiçado por duas vezes a oportunidade servir para fechar a primeira parcial (ao 5-4 e ao 6-5).

“Estas duas semanas vão estar lá em cima como um dos maiores feitos da minha carreira. Foram duas semanas e excelentes estou muito feliz pelo nível a que joguei, pela consistência que demonstrei e por mim ter aguentado fisicamente. Acabei em boas condições e sem lesões, o que para mim é bastante importante. Não podia ter sido melhor e saio daqui muito feliz e com muita confiança”, afirmou o jogador da Lourinhã na derradeira conferência de imprensa no Jamor.

Com os títulos no Oeiras Open 1 e no Oeiras Open 2, Gastão Elias chegou aos 10 troféus de campeão no ATP Challenger Tour — nenhum português tem mais do que ele — e garantiu a subida ao melhor ranking desde outubro de 2018, o 156,º lugar.

Horas antes, a Quadra Central do Jamor também coroou como campeã Elisabetta Cocciaretto (233,ª WTA).

A italiana venceu uma final empolgante de 3h09 diante da 1ª Viktoriya Tomova (107,ª), por 7-6(5), 2-6 e 7-5, e sagrou-se campeã do Oeiras Feminino Open, ITF de 80.000 dólares.

Atualmente com 21 anos, a jovem transalpina vive a melhor fase da carreira (chegou a 108,ª do ranking WTA em junho de 2021) quando um grave lesão no joelho e consequente cirurgia a afastou da competição até o início da época desta.

“Este título significa muito para mim, especialmente depois dos meses difíceis que vivi. Depois de ser operada um mês e meio a treinar uma cadeira, para melhorar a técnica das minhas pancadas, e apenas voltei a treinar normalmente em dezembro. Ganhar o torneio foi muito importante, mas mais do que isso é muito importante para mim voltar a jogar ténis, porque é a minha paixão. Vou gravar este torneio para o resto da minha carreira, porque foi o meu maior título até o momento e na minha primeira visita a Portugal”, refletiu já em conferência de imprensa, depois de também ter emocionado no discurso de agradecimento, em tribunal.

A quinzena de ténis ao nível mais alto deixou Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, muito agradado: “É gratificante sempre gratificante termos tenistas portuguesas a vencer e neste caso tivemos nas duas semanas o mesmo par português a ganhar e o mesmo jogador vencer o jogador em singulares. O ideal seria termos ainda mais jogadores portugueses nas finais, mas estou muito contente com estas duas semanas. Foi magnífico termos as bancadas cheias, demonstra que as pessoas gostam cada vez mais de ténis e isso também está relacionado com o papel que temos desempenhado, de promover a modalidade. Estes torneios são um fator de promoção e com jogadores portugueses a vencer essa promoção é naturalmente ainda maior.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: