10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioCulturaColiseu Porto Ageas vai prestar tributo à filarmonia portuguesa

Coliseu Porto Ageas vai prestar tributo à filarmonia portuguesa

O próximo Concerto Calçadão do Coliseu Porto Ageas, domingo, 10 de abril, às 11h00, vai ser um tributo à filarmonia, com o concerto “Arco-íris”.

A Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, vai interpretar um programa exclusivo feito de obras de compositores portugueses de diferentes gerações – uma delas em estreia absoluta.

Concertos Promenade

Para esta ocasião, o maestro e compositor Ilídio Costa escreveu uma Marcha intitulada “Banda Sinfónica Portuguesa – Tributo à Filarmonia”, dedicada a esta instituição, em reconhecimento pelo seu trabalho ao longo dos anos.

Será essa obra que se escutará no concerto pela primeira vez.

Outro dos destaques do concerto será “Arco-íris”, de Duarte Pestana (1911-1974),uma Fantasia que se tornou uma obra central do repertório para Banda em Portugal devido à qualidade de sua construção musical que visita vários ambientes, das melodias populares portuguesas, à linguagem do jazz.

“Navegar, navegar” do cantador Fausto Bordalo Dias, com arranjo do maestro e compositor Jorge Salgueiro, “Feira de Maio – Paso Doble”, do jovem compositor Nelson Jesus, e “Rapsódia Hilariana”, do capitão, maestro e compositor João Carlos de Sousa Morais (1860-1919), completam o programa.

Paralelamente, serão homenageadas algumas personalidades histórias da filarmonia portuguesa, desde compositores e maestros até instrumentistas que passaram por orquestras históricas e emblemáticas como a Orquestra Sinfónica da RDP Porto, Orquestra do Norte, músicos militares do exército, da Guarda Nacional Republicana, mas também professores de Conservatórios e Academias que desenvolveram um trabalho nas bandas filarmónicas notável de referência do norte do país.

Concertos Promenade

Como bandas filarmónicas desempenham um papel fundamental na preservação, divulgação e formação musical, bem como na dinamização da vida cultural de suas comunidades, de norte a sul do país.

Os Concertos Promenade são uma experiência lúdica para as famílias e crianças que, uma vez por mês, podem descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos comentados, com a participação de diversas orquestras e convidados especiais.

Nesta sessão descontraída* de caráter formativo para miúdos e graúdos, o musicólogo Jorge Castro Ribeiro vai contar ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais, abrilhantadas pelo design multimédia de Sara Botelho.

Haverá ainda um quizz imediatamente antes do concerto para os espectadores.

Os bilhetes custam entre 8€ e 14€. Descontos: Estudantes 50%, Amigos Coliseu e bilhete Família (+ de 3 elementos) 25%, Maiores de 65 anos 25%.

* As Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural inclusivas, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas. 

A primeira Sessão Descontraída no Coliseu terá lugar precisamente este domingo, 10 de abril.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: