10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioCulturaTradições Pascais na Serra da Estrela saem ‘à rua’

Tradições Pascais na Serra da Estrela saem ‘à rua’

Municípios da CIM-BSE recebem eventos e tradições do sagrado depois de 2 anos de ‘confinamento’ forçado

Este ano, a Páscoa será de ‘nova retoma’ e com as principais manifestações pascais de referência no Território a finalmente saírem “à rua”.

A Quadragésima, as procissões, vias sacras, as feiras de sabores e tradições, os mercados de produtos identitários voltam assim a ver a luz do dia, atraindo os visitantes aos centros históricos e culturais e às aldeias espalhadas por todo o território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

São Caminhos da Fé que podem muito bem cruzar-se com mais de 6 mil quilómetros de percursos pedestres e uma vasta oferta de saúde e bem-estar, gastronómica, cultural, histórica e patrimonial.

Este ano, as dúvidas dissipam-se e a Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela vai passar a ser vivida ao máximo depois de dois anos de confinamento forçado.

2022 marca o regressa aos grandes eventos de referência pascais por todo o país, e os 15 Municípios que compõem a CIM-BSE não são exceção.

E o tão esperado regresso em pleno ao território nesta altura do ano já se faz sentir.

O compasso de espera terminou e já são muitos os eventos alusivos à Quaresma e às tradições do sagrado que acontecem pelas aldeias e centros históricos até porque, pelas Beiras e Serra da Estrela as tradições do sagrado e da religiosidade das suas gentes, estão de tal forma arreigadas que este período pascal pretende ser vivido com intensidade entre famílias e amigos.

Páscoa

Desde as procissões, aos eventos da Quadragésima, passando pelas cerimónias do lava pés, as vias sacras, canto dos martírios, a encomendação das almas, as feiras de sabores e os mercadinhos da Páscoa há muito para escolher.

  • No Município de Almeida, a Páscoa será de tradições e sabores inconfundíveis com o Mercado da Páscoa dedicado aos produtos endógenos e doçaria tradicional. Mas há mais – consulte aqui.
  • No Município de Belmonte, a Quadragésima – ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa está de regresso à sua expressão máxima. Veja aqui.
  • A Páscoa em Celorico da Beira pode igualmente ser vivida com o melhor dos sabores e saberes desta Região. Consulte a agenda oficial do Município.
  • Considerando que a Páscoa é tempo de partilha, renovação e esperança, em todo o concelho da Covilhã há tradições seculares que marcam esta época, como é exemplo a ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa. Na agenda cultural pode ficar a saber o que é possível ver e sentir nesta quadra.
  • O Município de Figueira de Castelo Rodrigo promove nesta altura as tradicionais Férias da Páscoa. Mais informações.
  • Em Fornos de Algodres, pode dizer-se que a tradição Pascal abre as suas portas com o Domingo de Lázaro (domingo antecedente ao domingo de Ramos) em que se realiza a Procissão do Senhor dos Passos. Mas há muito mais a acontecer. Consulte aqui.
  • No Fundão, além da ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, o Município convida a uma visita às Cerejeiras em Flor e aos Sabores da Páscoa com o Festival “Aqui Come-se Bem”. E para que não perca nenhum evento, consulte a Agenda Oficial.
  • Gouveia convida a uma visita ao território nesta altura do ano. Além do Festival Altamente – Alto Mondego Rede Cultural, é possível aproveitar e usufruir do tempo de descanso. Veja aqui algumas sugestões culturais nesta altura do ano.
  • A Guarda é um concelho de profundas tradições religiosas e de fé, a celebração da Páscoa é a maior e a mais importante festa da Cristandade. Este evento religioso cristão, têm assim, na cidade tradições seculares. Mais informações aqui.
  • Em Manteigas, além das propostas de Férias da Páscoa “Fora da Toca”, pode ficar a conhecer o Município nesta Páscoa. Site Oficial.
  • Se visitar Mêda na Páscoa, pode ficar a conhecer algumas das propostas culturais, locais a visitar no site oficial do Município.
  • Já em Pinhel, o período pascal condensa algumas das tradições e celebrações mais referenciadas como o Cantar o Terço ou a Encomendação das Almas, comum a várias aldeias, durante o período da Quaresma, habitualmente cantado nos pontos mais altos das aldeias, pedindo proteção para as almas dos entes queridos. Se quiser a ficar a saber mais sobre a agenda de eventos neste Município, consulte a Agenda Cultural.
  • No Sabugal, nesta época de recolhimento e de renovação são várias as manifestações religiosas associadas à Quaresma e à Semana Santa que decorrem por todo o concelho como a ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa. Mais informação aqui.
  • As tradições pascais no Município de Seia também não são esquecidas. Fique a saber o que pode apreciar no site oficial.
  • Em Trancoso, a Queima de Judas é um dos grandes eventos no concelho, mas não só. Consulte o agenda cultural do concelho para ficar a saber mais.

E nos Caminhos da Fé poderá cruzar-se com os Caminhos e Percursos Pedestres em pleno espaço de natureza em estado puro até porque o tempo já convida a passar mais tempo ao ar livre.

Afinal são 6.300 quilómetros de percursos pedestres para usufruir do melhor do tempo de descanso e reflexão.

A par dos eventos pascais de referência existentes em todo o território das Beiras e Serra da Estrela, a CIM-BSE dá uma ajuda a quem visitar o território a definir um roteiro gastronómico, cultural, natural e saudável para uma merecida pausa na Páscoa 2022.

Basta aceder ao Visite Serra da Estrela e idealizar o seu percurso de eleição, até porque, a Páscoa, este ano, convida a vir, ficar e a viver intensamente as histórias e saberes ancestrais, os sabores e os produtos característicos, com a cultura e o vasto património natural e edificado das Beiras e Serra da Estrela.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: