10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalII Encontro Informal de Investigadores da Beira em Alcains

II Encontro Informal de Investigadores da Beira em Alcains

Salão Polivalente da Freguesia, 30 de abril, sábado, às 15 horas

O II Encontro Informal de Investigadores da Beira realiza-se em Alcains, no próximo sábado, dia 30, a partir das 15 horas, no Salão Polivalente da Freguesia, numa organização conjunta da Alma Azul e da Junta de Freguesia de Alcains.

Participam investigadores de Alcains, Castelo Branco, Covilhã, Escalos de Cima, Fundão, Idanha-a-Nova, Lardosa, Lousa, Penamacor, Póvoa de Rio de Moinhos, Proença-a-Nova, São Vicente da Beira e Soalheira; que dedicam parte do seu tempo à investigação patrimonial da Beira.

Este Encontro em Alcains segue-se ao realizado em abril de 2021, no Núcleo Etnográfico da Lousa, e, tal como o anterior, pretende promover a troca de conhecimento e a partilha de projetos em curso; além de estimular novos projetos integrados em concelhos; e em todo o Distrito de Castelo Branco.

O II Encontro Informal de Investigadores da Beira discutirá também a importância de uma plataforma de circulação dos estudos, editados ou não, por uma área mais vasta que o concelho ou o distrito, pretendendo a Alma Azul dinamizar a promoção e divulgação dos trabalhos por toda a Região Centro na primeira fase; e em todo o território nacional em fase posterior.

Esta iniciativa da Alma Azul integra-se dentro de seu projeto “Em Nome da Beira” que tem realizado várias apresentações, debates e apresentações integradas em programas de dinamização dos produtos culturais e tradicionais da Beira Baixa.

Entre os programas, o destaque vai para “Em Nome da Beira – Coimbra”, anual e no mês de novembro, que serve de Ponte entre os concelhos da Beira Baixa e a cidade de Coimbra.

O II Encontro Informal de Investigadores da Beira, em Alcains, permitirá ainda a todos os investigadores presentes revelarem os seus projetos de investigação a médio e a longo prazo; de modo a estabelecerem, entre eles, parcerias de trabalho.

De referir ainda a continuação do apoio da Associação Ecogerminar ao segundo Encontro Informal de Investigadores da Beira

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: