11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioCultura“Já Leram a Poesia de Júlio Dantas”? foi tema em sessão desenvolvida...

“Já Leram a Poesia de Júlio Dantas”? foi tema em sessão desenvolvida por António Salvado

No dia 26 de Março teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, uma sessão levada a efeito pela Real Associação da Beira Interior, intitulada “Já Leram a Poesia de Júlio Dantas”? e desenvolvido pelo professor António Salvado.

Após a explanação biográfica e análise da bibliografia de Júlio Dantas, realçando este escritor o seu genuíno e valor real, registrou o orador um fato ocorrido em 1915 altura (em que Júlio Dantas já gozava de merecer reconhecimento) e que constitui num “Manifesto Anti – Dantas”, panfleto venenoso, insultuoso, aniquilante e orquetrox por José de Almada Negreiros, poeta e no início da carreira.

O “Manifesto…” tem hoje o interesse de um … nota de rodapé na história do futurismo português.

Ora, aconteceu que a revista do periódico “Correio da Manhã” do dia 02 de março da corrente, referindo-se ao assunto, salienta ter sido o atingido miserável Júlio Dantas (ocupando sem dúvida lugar de relevo em funções de Estado) que indicou… Almada Negreiros para executar, em 1943, os painéis da gare marítima de Alcântara, pois quando perguntaram (tudo está registado) quem poderia pintar os painéis da nova gare marítima, Júlio Dantas respondeu: “Não vejo outra pessoa capaz senão o Almada”.

Acrescentemos: o deputado Júlio Dantas? Entre mais engradecido para a posteridade.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: