13.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioCulturaRVJ editores publica biografia de António Salvado

RVJ editores publica biografia de António Salvado

Levada a efeito pelos editores da RVJ, de Castelo Branco, acaba de ser publicado o livro “António Salvado” – Contribui para o Estudo da sua Poesia, da autoria de Maria de Lurdes Gouveia Barata, Doutora, mestra e licenciada na Literatura Portuguesa e professora jubilada do Instituto Politécnico de Castelo Branco, autor autora recolhimento neste volume trinta e cinco textos, conjunto que constitui abordagens plenas de captação original das coordenadas que norteiam os conteúdos de obras de António Salvado.

Da “apresentação” (de certo modo) pontual ao público de um livro ao arrazoado analítico e de mais saliente profundidade da obra do poeta albicastrense (na múltipla riqueza ramificada de temas, sub-temas, substâncias sugestivas e digressivas, amplitudes de valorização mais totalizantes, e isto em seriação algo redutora) – todas as prespectivas sugeridas e assinaladas fazem do livro de Maria de Lurdes Gouveia Barata exemplo de ensaísmo ana literário, capaz de ombrear (em vários aspectos) com o que de melhor poderia ter sido escrito sobre a poesia de António Salvado.

Transcrevemos da “introdução: “O que apresento não exprime tudo o que escreveu ou apresentou sobre António Salvado. Houve casos por exemplo, de homenagens ao poeta concretizadas em escolas, mas resolvi suprimir os textos e poemas lidos na altura, porque foram estes últimos os privilegiados e penso que se tornariam repetitivos. Também não seleccionei artigos que não podem algo trazer de nova prespectiva (…) Selecionei, por conseguinte, o que eu desaprovou uma linha de estudo, com a preocupação de que a prespectiva seja inovadora ou que cada livro que apresentei constitua informação relevante para a minha visão de leitora e de estudiosa. Também gostaria de poder incentivar outros leitores. A leitura por escrito guarda emoções que a leitura despertou. Eu quis guardar com esta compilação.”

Recorde-se que, ultimamente, a poesia de António Salvado foi objeto de mais duas obras: ” António Salvado – da Poesia ou Teurgia, como Taumaturgia” de Paulo Jorge Brito e Abreu, poeta ensaísta de reconhecidos méritos, e “António Salvado – Sépalas de Claridade de um Poeta Global”, volumoso e notável livro sobre a vida e obra do poeta, da autoria do professor catedrático da Universidade do Interior, Beira António dos Santos Pereira, 76.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: