21.1 C
Castelo Branco
Sábado, Maio 21, 2022
No menu items!
InícioNacionalEspecialistas vão debater o turismo pós-Covid no 8.º Fórum Vê Portugal

Especialistas vão debater o turismo pós-Covid no 8.º Fórum Vê Portugal

  • Tomar recebe em junho o maior evento nacional sobre turismo interno, com o tema “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.

A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje as mais recentes novidades no programa da oitava edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que vai decorrer na cidade de Tomar nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho.

As novidades foram apresentadas durante uma conferência de imprensa que decorreu no Restaurante Zambeze, em Lisboa, e na qual intervieram Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Jorge Loureiro, vogal da comissão executiva da TCP, Adriana Rodrigues, Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP, e Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da mesma entidade..

O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas nacionais e internacionais para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo interno.

Tomar sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso.

Este ano, o tema central do evento é “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!”.

Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de novos oradores para os vários painéis do evento, que irão apresentar temas relevantes para a discussão do turismo interno.

Na conferência de imprensa, Pedro Machado destacou a importância da realização do Fórum Vê Portugal no contexto atual.

“Um dos grandes objetivos da realização deste fórum é que seja um marco no processo de retoma do turismo em Portugal. Os dados mais recentes de que dispomos dão conta de que o mercado interno, que está no ADN deste fórum, tem sido fundamental nesta recuperação, tem sido a almofada que permite mitigar os efeitos negativos da pandemia para a atividade turística. Depois, com este evento, pretendemos abordar os temas mais prementes para o turismo atual, como são os efeitos da pandemia, a guerra ou a escassez de recursos humanos no setor. Por fim, vamos retomar assuntos fundamentais que vêm detrás, como a autonomia das entidades regionais de turismo”, adiantou.

Adriana Rodrigues, que apresentou em pormenor o programa do fórum, salientou o carácter itinerante do evento, que acontece anualmente em sub-regiões diferentes.

“Todos os territórios são importantes no Centro de Portugal”, evidenciou.

A mesma ideia foi vincada por Anabela Freitas, que recordou a influência positiva que o turismo exerce nos territórios de interior.

Pedro Machado, Anabela Freitas e Jorge Loureiro

“O Turismo é essencial para reforçar a coesão nos territórios de baixa densidade, assim como é decisivo para a sustentabilidade desses mesmos territórios”, frisou.

Jorge Loureiro elogiou o facto de o fórum ir debater, entre outros assuntos, a escassez de recursos humanos no setor do turismo, que é, no seu entender, um problema gravíssimo e que justifica a maior atenção.

“Se há questão que preocupa neste momento os empresários do setor é a falta de recursos humanos. A retoma da procura turística está a intensificar-se e os empresários têm dificuldade em dar resposta. É verdadeiramente preocupante”, alertou.

Muito para debater em quatro dias intensos

A principal alteração da edição deste ano do “Vê Portugal” é o aumento da duração do evento, que passa a ser de quatro dias.

Este programa alargado deve-se à realização de uma bolsa de negócios e contactos e de uma visita guiada ao território.

Assim, na tarde de dia 6 de junho, no Hotel dos Templários, terão lugar reuniões B2B, em que será disponibilizada a oferta turística da sub-região do Médio Tejo, nomeadamente os seus empreendimentos turísticos e agentes de animação turística regionais.

Como adiantou Silvia Ribau, da parte da procura serão convidados a participar operadores turísticos e agentes de viagem nacionais, entre outros empresários do setor do Turismo.

Neste âmbito, será também disponibilizada uma bolsa de oferta de empregos no setor. A inscrição é gratuita.

Os dias 7 e 8 de junho, no Cine-Teatro Paraíso, serão preenchidos por seis painéis, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo em Portugal.

A anteceder os painéis de discussão, a Sessão de Abertura do Fórum contará com a participação de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar; João Freitas Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar; Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal; Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal; e Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo Comércio e Serviços (ainda a confirmar).

O primeiro painel, “Novas tendências no comportamento do turista”, será moderado por Rosa de Oliveira Pinto, jornalista da SIC, e terá como palestrantes já confirmados Mauro Paulino, psicólogo e coordenador do livro “A Psicologia da Pandemia”; Marta Poggi, palestrante e consultora de turismo digital; António Neves, Industry Manager-Travel da Google, e Tiago Phillimore, responsável pelas áreas de eCommerce e Digital da TAP.

O painel 2, “O capital humano nas organizações: impactos e mudanças”, terá como protagonistas Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP; Ana Paula Pais, diretora coordenadora na Direção de Formação do Turismo de Portugal; e Margarida Sousa Uva, Senior Manager na Deloitte.

A moderação está a cargo de Maria José Santana, jornalista do Público.

O terceiro painel, “Covid-19 e a emergência de novos produtos turísticos”, contará com as intervenções de Sérgio Nunes, diretor do Centro de Investigação Aplicada em Economia e Gestão do Território; Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal; e Pedro Pedrosa, CEO na empresa Portugal A2Z Walking & Biking.

Jorge Costa, CEO do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, é o moderador.

A finalizar a tarde do dia 7 haverá lugar à entrega dos Prémios “Best of Responsible Trails Portugal”.

“O Covid-19 e o impacto na oferta turística” será o tema do quarto painel, já no dia 8.

Moderado pelo jornalista e comentador Paulo Baldaia, terá como participantes Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo; Bernardo Trindade, presidente da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal (a confirmar); Francisco Vieira Pita, Administrador e CCO da ANA – Aeroportos de Portugal; e Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor.

O painel 5, “Covid-19 e internacionalização da marca Portugal”, igualmente moderado por Paulo Baldaia, será com Carlos Coelho, CEO da Ivity Brand Corp; José Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting; e Lídia Monteiro, diretora de Apoio à Venda do Turismo de Portugal.

O último painel, “Vamos falar do futuro: há como antecipar novas crises?”, estará a cargo de Paulo Fernandes, presidente do Conselho Estratégico da Região Centro; Miguel Poiares Maduro, reitor da Católica Global School of Law e presidente do European Digital Media Observatory; Jaime Quesado, Economista e gestor, especialista em Inovação, Transformação Digital e Gestão Operacional; e Isabel Damasceno, presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

No dia 9 de junho, os oradores, convidados, jornalistas e operadores turísticos são convidados a integrar a “Vê Tomar”, uma visita guiada à cidade templária, com passagem pelo Complexo Cultural da Levada de Tomar, Sinagoga, Centro Histórico, Convento de Cristo e Castelo Templário.

Turismo do Centro homenageia personalidades em Jantar Oficial

Já uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum, o Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 7, será um dos momentos altos do programa.

Esta é a ocasião em que o Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.

Durante o Jantar Oficial, no Hotel dos Templários, serão também entregues os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pela Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo, assim como os Prémios do Concurso de Teses Académicas, de Mestrado e Doutoramento, que incidem sobre o Centro de Portugal.

Mais informações sobre estes prémios estão disponíveis em https://bit.ly/3wpO55l.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

O programa completo do Fórum Vê Portugal e a ligação para as inscrições podem ser acedidos no site da Turismo Centro de Portugal, em www.turismodocentro.pt ou em www.facebook.com/forumveportugal.

O filme de apresentação do evento está disponível em https://youtu.be/CejGZEha3Mg.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: