22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioOpiniãoPonto de Vista por... António Justo

Ponto de Vista por… António Justo

Alemanha quebra tabu sobre entrega de armas para zonas de guerra

Ninguém fala de paz – Vence a rectórica do inimigo

O governo alemão decidiu fornecer tanques Gepard (armas pesadas) para a Ucrânia, numa reunião dos EUA com 40 Estados, na base da força aérea dos EUA em Ramstein, Alemanha. Em questões de guerra até a Alemanha é hóspede dos Estados Unidos em território alemão! Onde já chegamos!

António Justo

O importante princípio ” não entregar armas em zonas de guerra” passou a ser violado até de maneira oficial. Pelos vistos, a Alemanha sob pressão dos USA entra de forma incisiva na guerra da Ucrânia; isto apesar de, segundo estatísticas, 49% da população ser contra.

Tem-se a impressão que a Alemanha não aprendeu nada com a História. A Alemanha e com ela a Europa, tornou-se seguidora da hegemonia anglo-saxónica! O maior problema para a Europa é que, para onde a Alemanha for, vai a Europa também! A Europa perde a própria identidade e a oportunidade de se tornar ponte para a paz.

Com a conversão da Alemanha para o objectivo dos EUA que era impedir a Europa de se ligar à Rússia, a guerra mundial está à porta (desta vez a Alemanha não terá desculpas como tinha em relação às duas guerras mundiais!).É verdade que para a EU e a OTAN Pequim é o “rival sistêmico” mas, a OTAN ao entrar directamente na guerra põe a China na ocasião  de se tornar na única potência medianeira de negociação no conflito e no sentido de se criar uma trégua de paz entre a Rússia e a OTAN. A ONU será, certamente, posta de lado, tal como o foi na guerra das sanções económicas à Rússia.

Se observarmos o teor dos jornais surge a impressão que a opinião pública está a ser manejada no sentido de aceitar e até saudar uma guerra mundial. Por onde andam os meios de comunicação responsáveis que alertem para esta loucura? Não veem que deste modo motivam a Rússia a empregar armas atómicas?

Com a cedência de armas pesadas à Ucrânia, a Alemanha mostra cobardia perante o embaixador ucraniano na Alemanha, que tem insultado a Alemanha por causa desta ter recusado, até agora, a entrega de armas pesadas; Celensky e o embaixador conseguiram ver os seus objectivos alcançados: alinhar plenamente a Alemanha e com ela a Europa no sentido dos EUA.

Com este passo da Alemanha/Europa, dá-se oportunidade à guerra mundial. Considerar-se a OTAN também como parceira da guerra na Ucrânia é agora uma questão de interpretação a favor da Rússia.

Lavrov avisou que a entrega de armas por países do Ocidente à Ucrânia significa que a OTAN está “em essência, envolvida em uma guerra contra a Rússia”, e que Moscovo via essas armas como alvos legítimos de ataques.

No final, apenas os propagandistas da guerra se alegrarão enquanto a miséria se moverá sobre os países como nuvem escura, que se encontra no horizonte!

*António da Cunha Duarte Justo – Pegadas do Tempo

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: